PIB do Japão volta a crescer após efeitos negativos de desastres naturais

Gastos do consumidor e das empresas mostraram significativa melhora, o que impulsionou a economia japonesa no 4ª trimestre.
Bandeira do Japão em frente à estação de Tóquio | Foto: Reprodução/YouTube/Getty
©Getty

Depois de sofrer uma série de desastres naturais no período de agosto a setembro, a economia do Japão conseguiu se recuperar no quarto trimestre, uma vez que os gastos de empresas e consumidores mostraram melhora após o impacto de terremotos e tufões no trimestre anterior, mas os atritos comerciais e um aumento proposto de imposto sobre vendas devem afetar o crescimento em 2019.

A expansão anualizada de 1,4% entre outubro e dezembro do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão igualou a expectativa em pesquisa da Agência ‘Reuters’. O dado positivo vem após uma contração anualizada de 2,5% entre julho e setembro (dados revisados), quando enchentes e terremotos suspenderam temporariamente a produção no país.

Por sua vez, O PIB japonês avançou 0,3% sobre o trimestre anterior, contra expectativa de 0,4% e contração de 0,7% entre julho e setembro.

As exportações reais subiram 0,9% entre outubro e dezembro sobre o trimestre anterior, mostraram dados do Escritório do Gabinete, crescimento mais rápido em um ano.

Os gastos de capital foram o principal responsável pelo crescimento no quarto trimestre, subindo 2,4% uma vez que as empresas gastaram em equipamentos.

O consumo privado, que responde por cerca de 60% do Produto Interno Bruto do Japão, subiu 0,6% no período, contra aumento esperado de 0,8%.

Série de desastres naturais no Japão entre julho e setembro
economia japonesa foi fortemente afetada pela série de desastres naturais que castigaram o país no terceiro trimestre, entre eles as graves inundações no oeste em julho, o poderoso tufão que causou estragos na cidade de Osaka e arredores no início de setembro e o forte terremoto em Hokkaido em torno das mesmas datas

MN – Mundo-Nipo
Fontes: Agência Reuters | Jornal Nikkei.

Total
0
Shares
Previous Article
Rikako Ikee Foto AP 02

Jovem promessa da natação do Japão anuncia que está com leucemia

Next Article
Bandeira do Ira Foto Stockvault 14 02 19 02

Japão continuará apoiando acordo nuclear com o Irã, diz premiê

Related Posts