Japão acredita que Coreia do Norte lançou novo tipo de míssil

Míssil lançado hoje alcançou altitude muito alta e voou por mais de meia hora antes de cair no Mar do Japão.
Missil norte coreano imagem Edico de arte Mundo Nipo
Foto: Montagem MN

O governo do Japão condenou o novo teste de mísseis balísticos realizado pela Coreia do Norte neste domingo (14). Segundo Tóquio, o lançamento pode ter sido de um novo tipo de míssil, em vista que o projétil voou por meia hora e atingiu uma altitude inusualmente alta, totalizando um percurso de aproximadamente 800 quilômetros antes de cair no Mar do Japão.

O teste é um desafio direto ao novo presidente da Coreia do Sul e ocorre no momento em que embarcações dos EUA, do Japão e de países europeus se reúnem para exercícios militares no Oceano Pacífico. Os governos de Seul e de Washington também condenaram o mais recente teste balístico de Pyongyang.

Trata-se do sétimo teste do tipo da Coreia do Norte neste ano, embora o Comando Pacífico dos EUA tenha dito que “a trajetória não é consistente com um míssil balístico intercontinental”. Já autoridades japonesas disseram que o projétil voou durante cerca de 30 minutos, por cerca de 800 quilômetros, e atingiu uma altitude de 2 mil quilômetros. O padrão de voo poderia indicar um novo tipo de míssil, segundo informou a agência de notícias Associated Press.

O Co-diretor do Programa Segurança Global da Union of Concerned Scientists, David Wright, disse que o míssil poderia ter alcance de 4.500 quilômetros. Segundo o pesquisador, o teste pode ter sido de um novo modelo, mostrado pela Coreia do Norte em um grande desfile militar em 15 de abril.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o lançamento é “absolutamente inaceitável” e que Tóquio responderá de maneira resoluta, sugerindo que elevará as já duras sanções impostas à Coreia do Norte.

Embora Abe defenda o uso da diplomacia para lidar com o regime do ditador norte-coreano Kim Jong-un, afim de dissuadi-lo a abandonar seu programa nuclear, as forças de autodefesa do país sem mantêm em estado de alerta máximo, com o território japonês, terra, ar e mar, equipados com sistemas antimísseis, para o caso de um eventual ataque norte-coreano.

O novo ataque de Pyongyang também ameaça a disposição para o diálogo do novo líder da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que se mostrou disposto, inclusive, viajar até a Coreia do Norte para um “encontro amigável” com Kim Jong-un.

Contudo, mediante a esse mais novo teste, o governo sul-coreano lamentou a “provocação” dias após a posse do novo governo de Seul, mas disse que a porta segue aberta para o diálogo.

Enquanto isso, a Casa Branca disse que tomou nota do lançamento e que a Coreia do Norte tem sido “uma ameaça flagrante há muito tempo”. Washington ainda reafirmou seu compromisso com os aliados na região, diante da “provocação” de Pyongyang. Os EUA disseram que a atitude deve ser um chamado para que todos os países implementem sanções mais duras contra a Coreia do Norte.

A ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, informou que a Coreia do Norte pode ter lançado um “novo tipo de míssil”, diante da altitude e da duração de seu voo. Mas ela afirmou que mais análises são necessárias.

Os militares sul-coreanos, por sua vez, confirmaram que o disparo foi feito na manhã do domingo (hora local), perto de Kusong, na província de Pyongan Norte. No sábado, a imprensa estatal norte-coreana havia afirmado que o país reforçará suas capacidades nucleares, a menos que os EUA abandonem sua política hostil.

Fontes: Agência Associated Press | Agência Estado.


Saiba mais

» CIA cria centro de missão exclusivo para Coreia do Norte


» Premiê japonês quer cooperar com novo presidente sul-coreano


» Japão se prepara contra eventual ataque da Coreia do Norte


» Coreia do Norte realiza grande exercício com artilharia de longo alcance


» Japão instrui população a se precaver de eventual ataque norte-coreano


Total
0
Shares
Previous Article
Ilhas Takeshima Foto Divulgacao Governo do Japao

Japão inclui novos dados em arquivo na web sobre ilhas em disputa

Next Article
Festival do Choro em Yokohama Fot Reproducao Fantastico

Pais vibram com filhos bebês chorando em festival no Japão

Related Posts