Terremoto de magnitude 5,1 atinge a costa leste do Japão

Trata-se do segundo terremoto acima de 5 graus que abala a província de Iwate, no nordeste do Japão.
Terremoto na costa leste do Japao em 14 05 2018 Foto Reproducao JMA min
Foto: Reprodução / Agência Meteorológica do Japão

Um tremor de magnitude 5,1 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão no início da noite desta segunda-feira (hora local), informou a agência meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês, acrescentando que o sismo não gerou risco de tsunami.

De acordo com a agência japonesa, o terremoto ocorreu às 19h35 locais desta segunda (07h35 no horário de Brasília), com epicentro registrado no mar, na costa leste de Iwate, província localizada na região de Tohoku, nordeste do Japão. O tremor ocorreu a uma profundidade de 20 km.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas.

O tremor foi sentido mais intensamente na cidade de Morioka, em Iwate, atingindo intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7.

A magnitude na escala Richter (5,1) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (3) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Trata-se do segundo terremoto com magnitude acima de 5 graus que atinge Iwate em menos de uma semana. Este segundo, a JMA diz tratar-se de uma réplica entre outras menores que têm ocorrido na região desde o tremor de magnitude 5,2 ocorrido na segunda-feira (7) da semana passada.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Agência Meteorológica do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras de Japao e Coreia do Sul Imagem Reproducao Euronews

Premiê japonês e líder sul-coreano se reúnem em Tóquio

Next Article
Dolar Foto Aflo Images YA15 12 2015 900x.570 otimizada

Dólar ignora atuação do BC e fecha no maior nível em mais de 2 anos

Related Posts