Japão e Coreia do Norte negociam encontro entre Abe e Kim

Abe declarou que está “decidido” se reunir “diretamente” com Kim para resolver seus conflitos.
Bandeira com Shinzo Abe e Kim Jong Un Imagem Reproducao Daily Express 900x550 min
Imagem: Reprodução / Edição Daily Express

A diplomacia de Japão e da Coreia do Norte está negociando a realização de uma reunião entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que poderia acontecer em agosto ou setembro, informou nesta quinta-feira (14) a imprensa japonesa.

Segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal ‘Yomiuri’, autoridades dos dois países conversaram várias vezes nos últimos meses para negociar o encontro, que poderia ocorrer em Pyongyang em agosto ou durante um fórum internacional.

Já o jornal ‘The Japan Times’ aponta o Fórum Econômico Oriental, que acontecerá em Vladivostok na Rússia, em setembro, como o local mais provável para o encontro. O líder norte-coreano foi convidado pelo presidente russo, Vladimir Putin, para viajar ao país nos dias do fórum. No entanto, em entrevista coletiva, o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que nada ainda foi confirmado.

O primeiro-ministro japonês declarou que está “decidido” que o Japão se reúna “diretamente” com a Coreia do Norte para resolver seus conflitos. As declarações surgiram depois da histórica cúpula em Singapura entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que transferiu ao líder norte-coreano algumas das preocupações de Tóquio.

A Coreia do Norte e o Japão possuem uma ampla lista de atritos. O principal deles refere-se ao potencial já evidenciado pela Coreia do Norte de bombardear o território japonês com mísseis de curto e médio alcances. Outra questão sensível para Tóquio é o sequestro de cidadãos japoneses por agentes de Pyongyang nos anos 1970 e 1980.

Embora o regime norte-coreano tenha repatriado alguns dos 17 sequestrados listados por Tóquio e admitido a morte de ao menos oito, Pyongyang nega que este tenha sido o número total. Organizações japonesas mencionam ter havido centenas de sequestros.

“Aproveitando a oportunidade da cúpula dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, o Japão está determinado a enfrentar diretamente a Coreia do Norte e resolver o problema”, disse Abe durante uma reunião em seu escritório com um grupo representando as famílias dos raptados, na terça-feira (12).

Por sua vez, Kim Jong-un afirmou logo após a cúpula com Trump que está aberto para diálogos com o Japão.

O último encontro entre os dois países foi em 2004, quando o então primeiro-ministro Junichiro Koizumi e Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, discutiram a repatriação dos sequestrados.

*Texto extraído de matéria publicada pela revista VEJA.com.

Total
0
Shares
Previous Article
Homenagem aos mortos no Japao Foto Reproducao AP 900x600 min

Homem aparece "vivo" meses após ser cremado no Japão

Next Article
Cabo submarino de fornecimento de energia eletrica Foto escaeu.org min

Japão pode importar energia elétrica por cabos submarinos, diz estudo

Related Posts