Milhares de residências continuam sem luz no leste do Japão

Mais de 143 mil lares continuam sem eletricidade por conta da passagem do tufão, uma condição que deverá continuar por mais duas semanas.
Tufao Faxai derrubou varios postes em Chiba Foto Kyodo
Foto: Reprodução/Kyodo

Quase uma semana após um poderoso tufão provocar o caos em sua passagem no leste do Japão, milhares de residências continuam sem energia elétrica em uma ampla área na província de Chiba, na Região Metropolitana de Tóquio.

O tufão Faxai passou pela região na última segunda-feira (9), quando deixou 640 mil residências em Chiba sem energia elétrica, abaixo do pico de 935 mil no final da quinta-feira (12).  

Segundo um comunicado da companhia Tokyo Electric Power (Tepco), emitido às 16h30 locais deste sábado, cerca de 143.900 lares na província continuam sem eletricidade, uma condição que deverá continuar por duas semanas ou mais antes que a energia seja totalmente restabelecida.

Trabalhos de restauração da energia elétrica

A Tepco anunciou que o trabalho de restauração da eletricidade nas cidades de Kamogawa, Minamiboso, Tateyama e Kyonan irá durar até 27 de setembro.

A empresa citou ainda que espera restabelecer a energia elétrica em 18 outras municipalidades, incluindo as cidades de Kimitsu e Futtsu, dentro de uma semana.

Já as cidades de Chiba e Ichihara, além de 15 municípios em Chiba, terão a energia restaurada nos próximos dias.

Os atrasos se devem a um número sem precedentes de postes e de árvores que foram tombados pela força da tempestade, destruindo a fiação elétrica no processo.

Cerca de 16 mil pessoas estão engajadas no trabalho de restauração, incluindo funcionários de outras companhias elétricas.

Além deles, membros das Forças de Autodefesa do Japão começaram os trabalhos de remoção dos escombros na província. Eles estão retirando as árvores tombadas pelos ventos e que estão bloqueando as ruas na cidade de Minamiboso. A limpeza viabilizará o acesso e ajudará a restaurar a energia elétrica.

Uma organização de assistência social na cidade de Tateyama começou a registrar voluntários para ajudar os moradores a se prepararem contra mais chuvas.

Impacto na agricultura

A falta de energia prolongada já está causando um sério impacto na agricultura em Chiba. As autoridades da prefeitura estimam que o tufão causou cerca de 170 milhões de dólares em danos às instalações e produtos agrícolas.

Problemas em centros de idosos

O blecaute também causou problemas em centro médicos, principalmente em instalações de assistência a idosos, que precisaram usar gerador de energia interno para operar dispositivos médicos. Mas o uso prolongado do gerador de emergência provocou a quebra de alguns equipamentos.

Mortos e feridos

O tufão Faxai, 15º da temporada no Pacífico, causou a morte de três pessoas e deixou mais de 40 feridos na área metropolitana de Tóquio, onde os serviços de transportes, principalmente de trens e aviões, foram paralisados por conta dos fortes ventos e chuvas intensas que, por sua vez, causaram inundações e deslizamentos de terra em uma vasta área.

Mais de 1.200 casas na prefeitura foram danificadas pelo tufão que, embora tenha se transformado em tempestade tropical e seguido para o Pacífico desde o início da semana, ainda continua influenciando o clima na região.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a previsão é de fortes chuvas e ventos no domingo à noite e segunda-feira.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Papa Francisco Foto Getty Free 34572As47

Veja o cronograma de visita do Papa Francisco ao Japão

Next Article
Joao Doria Foto Wilson Dias Agencia Brasil

João Doria viaja ao Japão em busca de investimentos para SP

Related Posts