Após acidente, EUA vão suspender voos de Osprey no Japão

A medida ocorre após uma aeronave Osprey ter feito um pouso de emergência na costa de Okinawa.
Acidente com aeronave Osprey em Okinawa Foto Kyodo AFP min
Acidente com aeronave Osprey em Okinawa (Foto: Kyodo/AFP)

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, anunciou nesta quarta-feira (14) que as Forças Armadas dos Estados Unidos vão suspender temporariamente os voos de aviões Osprey no território japonês, uma decisão tomada a pedido do próprio Kishida, informou a emissora pública ‘NHK’.

A medida ocorre após uma aeronave Osprey, que decola e aterrissa verticalmente, ter feito um pouso de emergência na terça-feira (1) em águas ao largo da costa de Okinawa, ilha no sul do Japão e que abriga as principais bases aéreas norte-americanas em solo japonês.

De acordo com a ‘NHK’, Kishida ligou esta manhã para a embaixadora dos Estados Unidos em Tóquio, Caroline Kennedy, e pediu a suspensão dos voos.

O ministro japonês declarou que o acidente foi “lamentável” e pediu para que o Estado Maior de dos Estados Unidos  apure o caso e forneça ao governo de Tóquio informações detalhadas sobre a causa exata do problema com a aeronave. Ele pediu ainda para que sejam tomadas medidas que visem evitar que algo semelhante volte a acontecer.

Kishida também afirmou que os Osprey não devem decolar até que sua segurança seja avaliada e confirmada.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, na conversa por telefone, Caroline Kennedy teria dito a Kishida que a segurança da população japonesa é uma das prioridades dos Estados Unidos. Ela também teria prometido fornecer informações mais precisas sobre o acidente.

Acidente
Nas primeiras horas desta quarta-feira, data local, Militares dos Estados Unidos disseram ao Ministério da Defesa do Japão que a aeronave Osprey fez um pouso de emergência no mar, na província sulina de Okinawa, depois de sofrer problemas durante o voo.

A aeronave mergulhou no mar a cerca de um quilômetro ao leste da cidade de Nago, por volta das 21h30 locais de terça-feira, 10h30 no horário de Brasília. Todos os 5 tripulantes foram resgatados. Dois ficaram feridos.

A fuselagem e as asas do avião sofreram graves danos, e peças que parecem ser partes das hélices estavam tortas. As hélices do Osprey podem ser usadas na vertical ou na horizontal.

O avião era da Base aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, localizada na cidade de Ginowan, também em Okinawa.

O Ministério da Defesa do Japão cita militares americanos que disseram que houve um problema durante o voo nas proximidades do local onde o avião fez o pouso de emergência.

Segundo a agência de notícias Kyodo, militares teriam dito que o piloto foi forçado a decidir entre retornar a Futenma ou fazer um pouso de emergência. O piloto entendeu que um pouso na água seria mais seguro e conduziu uma descida controlada.

Os militares dos Estados Unidos iniciaram a implementação da aeronave na Base aérea de Futenma, em outubro de 2012. Uma frota de 24 aviões do tipo Osprey está atualmente em operação.

Esta é a primeira vez que um Osprey fica danificado em um acidente no Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Ferrari J50 Foto Divulgacao 02

Japão ganha série limitada da exclusiva Ferrari J50

Next Article
Putin chega ao Japao Foto Jun Kaneko Asahi

Putin chega ao Japão para reunião com Shinzo Abe

Related Posts