BC do Japão não afrouxará política monetária agora, diz Kuroda

O BC japonês, no entanto, disse que ajustará a política sem hesitação se houver qualquer mudança na tendência dos preços.
Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x550 17 01 2016 otomizada
Foto: Creative Commons

Haruhiko Kuroda, presidente do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), afirmou nesta sexta-feira (15) que “não tem planos de expandir o estímulo monetário agora”, citando as fortes quedas dos custos do petróleo como responsáveis por manter distante da meta do BoJ em alcançar inflação estável de 2% até 2017.

Embora tenha mantido sua visão otimista sobre a economia, Kuroda destacou sua resolução de afrouxar mais a política monetária se os riscos ameaçarem o cumprimento da meta do BC.

“A tendência dos preços está melhorando de maneira firme”, disse Kuroda ao Parlamento, demonstrando esperança de que as receitas corporativas recordes e o mercado de trabalho mais apertado elevem os salários.

“Não tenho planos para mais afrouxamento monetário no momento. Mas estamos prontos para ajustar a política sem hesitação se houver qualquer mudança na tendência dos preços”, completou.

A expectativa é de que o banco central japonês reduza suas projeções trimestrais de inflação e adie o momento em que a meta de preços deva ser atingida quando fizer suas revisões em 28 e 29 de janeiro.

(Com informações da agência Reuters)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto SXCPhotos 900x550 14 01 2016

Dólar cai pelo 3º dia e volta a fechar abaixo de R$4

Next Article
Kotoshogiku e Takayasu Foto SumoWebpaper

Kotoshogiku e Takayasu seguem invictos no torneio de sumô em Tóquio

Related Posts