Encomendas de máquinas no Japão atingem alta histórica em janeiro

As encomendas cresceram em um ritmo muito acima do esperado em janeiro, saltando 15%, maior alta mensal desde 2005.
Maquinas da industria Komatsu Foto Kyodo 900x600 15 03 2016
©Kyodo

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão cresceram em um ritmo muito acima do esperado em janeiro, saltando 15% em relação ao mês anterior, o que representa o segundo mês consecutivo de elevação e a maior alta mensal desde o ano fiscal de 2005, quando os dados se tornaram disponíveis, de acordo com dados sazonalmente ajustados e divulgados pelo governo do país.

O resultado veio muito acima da previsão mediana de economistas, que projetavam um aumento muito menor, de 4,7%. Além disso, a alta em janeiro vem após o avanço de 4,2% em dezembro, que foi revisado para +1% após ajustes sazonais. Esse aumento também contrariou a estimativa de mercado, que se baseou no drástico recuo de 14,4% em novembro.

Em janeiro, o núcleo das encomendas de máquinas, que excluem os pedidos das empresas de energia elétrica e do setor naval por causa da volatilidade, totalizou 934,7 bilhões de ienes, cerca de 8,2 bilhões de dólares, informou na terça-feira (14) o Escritório do Gabinete Japonês.

No período em análise e na mesma base de comparação, as encomendas do setor de manufatura saltaram 41,2%, para 462,5 bilhões de ienes em janeiro, marcando o primeiro aumento após três recuos mensais consecutivos.

Já as encomendas de empresas não manufatureiras, como as relacionadas com construção e serviços (excluindo os fornecedores de energia e do setor naval), subiram 1%, para 481,8 bilhões de ienes.

Com base em valores revistos com ajuste sazonal, o governo agora projeta que as encomendas no período janeiro-março subam 6,4% em relação ao trimestre anterior.

O total das encomendas, incluindo as do sector público nacional e no exterior, a alta chegou 8,8%, para 2,06 trilhões de ienes.

Apesar do ganho acentuado, o governo deixou inalterada a sua avaliação básica sobre as encomendas, dizendo que elas estão mostrando “sinais de recuperação”.

O índice é amplamente considerado como um dos principais indicadores futuros para as despesas de capital (investimentos das empresas para aquisição de maquinários e outros bens).

Além disso, as encomendas de máquinas representam cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão e são vistas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe como um dos pilares para o crescimento do país.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Toquio vista da Ilha de Odaiba Foto Divulgacao Cartao postal 900x600 14 03 2016

Tóquio consegue reduzir emissões de gases poluentes

Next Article
Kaisei Foto AJW Images

Brasileiro conquista mais uma vitória no torneio de sumô em Osaka

Related Posts