Lançamento de míssil da Coreia do Norte fracassa

A intenção era lançar o míssil para celebrar o 104º aniversário fundador do país e primeiro líder da dinastia Kim, avô do atual ditador.
Lancamento de Missil norte coreano Foto Kyodo KCNA
Foto: Arquivo/KCNA

A Coreia do Norte fracassou em seu teste de lançamento de um míssil balístico realizado nesta sexta-feira (15), dia em que o país celebra o nascimento de seu fundador, Kim Il-sung, informaram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, de acordo com a agência de notícias ‘EFE’.

O Ministério da Defesa de Seul confirmou o lançamento fracassado de um míssil balístico da costa oriental da Coreia do Norte em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), mas não especificou mais detalhes nem se pronunciou sobre o tipo de projétil, segundo declarações de seu porta-voz à ‘EFE’.

Nesta sexta-feira, a Coreia do Norte celebra o 104º aniversário de Kim Il-sung, fundador do país e primeiro líder da dinastia Kim, avô do atual ditador, naquela que é considerada a data mais importante do ano no país.

O governo sul-coreano já havia advertido ontem que o Exército Popular de Kim Jong-un poderia lançar os mísseis Musudan para celebrar o aniversário do “presidente eterno”.

A Coreia do Norte possuiria, segundo estimativas de Seul, cerca de 50 unidades deste míssil, cujo alcance de até 4.000 quilômetros lhe permitiria pôr no ponto de mira a base americana de Guam no Pacífico.

O regime de Kim Jong-un realizou no último mês de março vários lançamentos ao mar de projéteis de curto alcance e um teste de um míssil de alcance médio, em um ambiente de tensão pelas sanções ao país e as manobras militares de Seul e Washington em território sul-coreano.

(Da Agência EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

 

Total
0
Shares
Previous Article
Cidade de Mashiki foi a mais atingida pelo terremoro em Kukamoto Foto Kyodo

Sul do Japão é atingindo por novo terremoto de magnitude 6,4

Next Article
Teste de sifilis Foto Stockvault 900x600 15 04 2016 02

Casos de sífilis mais que quadruplica em 10 anos no Japão

Related Posts