Automóveis Notícias

Com direção autônoma, novo Nissan Serena estréia no Japão em agosto

O novo modelo possui sistema ProPilot, tecnologia que combina condução, aceleração e frenagem operadas de modo totalmente automático.

Equipado com o sistema ProPilot de direção autônoma, o novo Nissan Serena chegará às lojas do Japão no fim de agosto. A tecnologia combina condução, aceleração e frenagem a ser operadas de modo totalmente automático, facilitando a tarefa do motorista em vias de tráfego pesado e longos trajetos.

Empregando uma tecnologia de processamento de imagem, o ProPilot entende o trânsito e as situações da via e controla o veículo. O sistema é simples de usar, ativado e desativado por um interruptor no volante.

Acelerador, freio e direção do veículo são controlados com base em informações obtidas por uma monocâmera equipada com um software de processamento de imagem, capaz de reconhecer tridimensionalmente a distância entre veículos próximos e a marcação de faixas na pista.

Uma vez ativado, o sistema passa a controlar a distância do veículo à frente, usando uma velocidade pré-definida pelo motorista (na faixa de 30 km/h a 100 km/h). O sistema também mantém o carro no meio da pista ao ler as marcações das faixas e controla a direção até mesmo em curvas.

Se o carro da frente parar, o ProPilot ativa os freios até a imobilidade. Depois disso o veículo permanece no lugar, mesmo que o motorista não esteja com o pé no pedal de freio. Uma vez pronto para movimentar novamente o carro, o condutor pisa no acelerador ou ativa o interruptor outra vez. A Nissan vem desenvolvendo estudos sobre condições de direção em várias regiões para que esse sistema autônomo se adapte às diversas condições dos mercados em que será lançado.

O ProPilot será instalado em outros veículos e estará na Europa em 2017, equipando o Qashqai. Também existem planos de introdução da tecnologia nos mercados americano e chinês. Para 2018 a Nissan promete uma evolução da tecnologia atual, que dará autonomia em múltiplas faixas de rodovia. A versão de uso urbano estará pronta em 2020.

Fonte: Automotive Business.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.