Aroma de baunilha ajuda aliviar a dor, diz pesquisa japonesa

O cheiro da baunilha poderá ser usado como tratamento para ajudar a aliviar os sintomas de estresse e de dores neuropáticas, tais como fibromialgia.
Baunilha VanillaStockvault 115094195 900x600 min
Foto: Stockvault

Atualizado em 09/09/2019

O aroma do extrato de baunilha ajuda a aliviar a dor e a tensão muscular, podendo ser usado como um tratamento adjunto para vários tipos de doenças que afetam o sistema nervoso, concluiu uma equipe de pesquisadores japoneses.

Em um experimento com ratos, a equipe da Universidade de Kawasaki de Bem-Estar Médico, na província de Okayama, no oeste do Japão, descobriu recentemente os efeitos da vanilina –elemento base da baunilha– no alívio da dor.

Embora o aroma de baunilha tenha sido usado há muito tempo na aromaterapia para induzir o relaxamento, o estudo científico anterior não havia confirmado que o aroma afetasse o sistema nervoso, afirmou a equipe.

De acordo com os pesquisadores, o experimento revelado na última sexta-feira (12) envolveu administrar vanilina a camundongos e colocá-los em uma placa aquecida em cerca de 55ºC. Mesmo com a alta temperatura, os camundongos que haviam inalado vanilina demoraram 2 segundos a mais para elevar suas patas dianteiras do que aqueles que não receberam a dose.

O resultado sugeriu que a inalação da vanilina tornava os ratos menos sensíveis à dor, disse a equipe liderada por Hiroshi Ueno, professor de neurociência.

“Seria difícil encontrar os mesmos efeitos (de essência de baunilha) em humanos, porque o olfato é subjetivo”, disse Ueno.

Porém, o professor deu esperanças a pacientes que têm dores crônicas. Ele explicou que os sistema nervoso de humanos e de camundongos tem muitas semelhanças, sugerindo que os efeitos podem ser os mesmos em ambos.

“Esperamos que o aroma [da vanilla] possa ajudar a aliviar os sintomas causados pelo estresse e por dores neuropáticas, conforme noticiou a Kyodo News.

Os resultados do estudo japonês dão esperanças à pacientes portadores de fibromialgia, uma doença que provoca fortes dores e creditada ser neurológica, mas ainda muito pouco pesquisada e que tem acometido grande parte da população mundial, incluindo celebridades, tal como a pop star Lady Gaga.

Sobre a fibromialgia

Portadores de fibromialgia sente dores em várias partes do corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Ainda não se sabe as causas por trás da doença e o diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.

O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando unido a medicamentos e cuidados físicos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.

Fisioterapias, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento com programa de exercícios específicos, têm se mostrado eficazes para o alívio das dores.

Sobre a Vanilla

Vanilla é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das Orquidáceas. É encontrada em zonas tropicais e congrega cerca de 109 espécies. A partir dos frutos de algumas espécies obtém-se a especiaria comercialmente conhecida como baunilha.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Kyodo News | Portal Drauzio Varella.

Total
13
Shares
Previous Article
Produtos da Hello Kitty | Divulgação

Produtor da Hello Kitty é multado por restringir vendas transfronteiriças na UE

Next Article
Cauculos de matematica Foto iStock Free

Alunos brasileiros participam de olimpíada de matemática no Japão

Related Posts