Terremoto de magnitude 5,5 sacode Fukushima

O forte abalo foi sentindo em várias províncias nas regiões nordeste e leste do Japão.
Terremoto atinge Fukushima em 15 08 2016 Foto Reproducao JMA 900x600 min
O mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas atingidas (Foto: Agência Meteorológica do Japão )

Um terremoto de magnitude 5,5 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira (15) a província de Fukushima, o que abalou outras províncias nas regiões nordeste e leste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 16h04 locais desta segunda-feira (04h04 em Brasília), com epicentro registrado na costa de Kukushima, a uma profundidade de 40 quilômetros. A agência alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

O forte abalo foi sentindo em várias províncias de Tohoku (nordeste) e Kanto (leste). As áreas mais afetadas, no entanto, foram as cidades de Fukushima e Miyagi, onde a intensidade atingiu 4 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram vítimas ou danos em construções causados pelo tremor. A companhia Tokyo Electric Power (Tepco), o operadora da danificada central nuclear Fukushima Daiichi, não observou qualquer impacto imediato nas instalações, segundo um porta-voz citado pela agência de notícias Kyodo.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira japonesa na sede do Banco do Japao Foto Stockvault 900x600 min

Economia do Japão cresce 0,2% no 2º trimestre

Next Article
Lojas de luxo no distrito de Ginza em Toquio Foto Shutterstock 900x550 02 min

Tóquio é 5ª no ranking das melhores cidades do mundo para compras

Related Posts