Japão tem a população mais envelhecida do mundo

Pessoas com 65 anos ou mais somam o recorde 35,88 milhões, o que representa 28,4% da população total e 12,9% da força de trabalho do Japão.
Maos de idoso com bengala Foto Stockvault
Foto: Stockvault

A proporção de idosos no Japão, ou seja, pessoas com 65 anos ou mais, alcançou o nível mais alto já registrado no país, segundo informou neste domingo (15) o governo japonês, sinalizando que o Japão abriga a população mais envelhecida do planeta.

O relatório do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país é sempre divulgado um dia antes do Dia do Respeito aos Idosos (Keirou no Hi), feriado nacional no Japão e que é celebrado anualmente na terceira segunda-feira de setembro.

Os dados revelam que o número de indivíduos com 65 anos ou mais contabilizados no ano passado foi de 35,88 milhões, o que representa 28,4% da população e 12,9% da força de trabalho do Japão.

O resultado do censo mostra que houve um crescimento de 320 mil em relação ao levantamento no ano anterior e confirma que o Japão tem a população mais envelhecida do mundo, com uma porcentagem muito acima dos 23% da Itália, que ocupa a segunda posição.

População centenária

O número de japoneses com 90 anos ou mais se situa em 2,31 milhões. Destes, 71.238 são de pessoas com 100 anos ou mais, número recorde e que representa um aumento de cinco vezes em relação ao que foi divulgado no censo do ano 2000.

No que diz respeito à população idosa ativa no mercado de trabalho, o número aumentou pelo 15º ano consecutivo em 2018, um reflexo da acentuação da escassez de mão de obra no país. Dos 8,83 milhões de pessoas da terceira idade com emprego quando a pesquisa foi feita, 3,5 milhões (39,6%) eram mulheres.

O setor que ofereceu mais emprego aos idosos foi o da indústria atacadista e do varejo, com 1,27 milhão de pessoas, seguido por agricultura e silvicultura, com 1,07 milhão.

O Instituto Nacional Pesquisa sobre População e Seguridade Social do Japão estima que as pessoas com mais de 65 anos representarão 30% da população em 2025 e acima de 35% até 2040.

SAIBA MAIS
Pessoas com mais de 100 anos superam os 70 mil no Japão
Expectativa de vida tem alta recorde no Japão
População do Japão tem queda recorde

Fontes: Agência EFENHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Joao Doria Foto Wilson Dias Agencia Brasil

João Doria viaja ao Japão em busca de investimentos para SP

Next Article
Garrafas PET Foto Stockvault AE56897

Empresas no Japão usarão plásticos reciclados para fabricar roupas

Related Posts