Toyota apresenta projeto para fabricar automóvel híbrido no Brasil

A fábrica brasileira seria a primeira fora da Ásia a produzir veículos híbridos, mas o projeto depende da obtenção de incentivos fiscais.

Do Mundo-Nipo

A Toyota anunciou projeto para fabricar um de seus modelos híbridos no Brasil. O projeto, no entanto, depende da obtenção de incentivos fiscais, informaram nesta terça-feira (15) fontes da fabricante japonesa, de acordo com a agência Kyodo.

 

Prius híbrido 2013 (Foto: Toyota/Divulgação)
A Toyota comercializa o modelo Prius híbrido desde janeiro no país, que é fabricado no Japão e em unidades na China e Taiwan (Foto: Toyota/Divulgação)

 

A empresa disse que em troca dos incentivos fiscais, estará disposta a montar uma nova fábrica no Brasil para produzir um modelo de automóvel que pode ser movido por motor a combustão e/ou elétrico.

“Consideramos que uma tecnologia como essa tem que ser incentivada. É assim nos outros países”, afirmou o vice-presidente da subsidiária da Toyota no Brasil, Luiz Carlos Andrade, em declarações após uma reunião com autoridades do governo brasileiro em que apresentou o projeto.

A Toyota comercializa o modelo Prius com motor híbrido desde janeiro no país, que é fabricado no Japão e também em unidades na China e em Taiwan. A fábrica brasileira seria a primeira fora da Ásia a produzir veículos híbridos da fabricante.

Embora tenha apresentado o projeto, o executivo não especificou o tipo de apoio solicitado, se incentivos fiscais ou logísticos, nem detalhou prazos nem custos do projeto. Mas disse que seus interlocutores no governo escutaram a proposta e “se comprometeram a examinar o assunto internamente para dar uma resposta na próxima reunião”.

A Toyota inaugurou em agosto do ano passado uma fábrica no estado de São Paulo e constrói outra unidade para a fabricação de motores. Inaugurada em 2012, na qual a empresa investiu US$ 600 milhões, a fábrica tem capacidade para produzir cerca de 70 mil veículos por ano.

As informações das cotações são da ADVFN Brasil.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Futebol: Japão perde para Belarus e volta para casa sem vitórias em turnê na Europa

Next Article

Empresa japonesa lança 'vinho' exclusivo para gatos

Related Posts