Putin chega ao Japão para reunião com Shinzo Abe

O avião de Putin aterrissou no Japão com quase três Horas de atraso.
Putin chega ao Japao Foto Jun Kaneko Asahi
Foto: Jun Kaneko/Asahi

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, finalmente chegou ao Japão na tarde desta quinta-feira (15), hora local, para iniciar uma esperada reunião com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com o objetivo de estreitar as relações bilaterais deteriorados por conta de uma arrastada disputa territorial.

O avião que transportava o líder russo aterrissou por volta das 16h50 (horário local, 5h50 de Brasília) no Aeroporto de Ube, na província de Yamaguchi, oeste do Japão. Putin chegou ao país com quase três horas de atraso.

O chefe de Estado russo foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, enquanto Abe o aguardava em um ryokan (hotel tradicional japonês de águas termais) de Nagato, cidade natal do líder japonês, onde os dois terão a primeira reunião e em seguida um jantar de trabalho.

Durante a visita de 48 horas do presidente russo, existe a expectativa que os dois líderes tratem as reivindicações territoriais de Tóquio sobre quatro ilhas, chamadas pelos russos de Ilhas Curilas do Sul (ou Kuril) e denominadas pelo Japão como Territórios do Norte. Tais ilhas estão localizadas ao largo da costa de Hokkaido, no extremo norte do arquipélago japonês.

“Como representante do Japão, serei muito presente na negociação que é um desejo dos antigos moradores”, disse Shinzo Abe, aos veículos de imprensa japoneses, antes da chegada de Putin, lembrando aos moradores das quatro Ilhas Curilas que pertenciam a Tóquio até o final da Segunda Guerra Mundial.

A disputa pelos “Territórios do Norte” é o principal empecilho nas relações entre os dois países e a razão pelo qual não assinaram um acordo de paz desde o fim da guerra.

Abe destacou o “ambiente de paz” entre os dois líderes durante seu encontro em um alojamento dotado de onsen (banho termal japonês) e localizado em um ambiente montanhoso, onde poderão “negociar com calma na serenidade da noite”.

Durante a viagem de Putin, a primeira de um presidente russo ao Japão para uma cúpula bilateral em 11 anos, também é esperado que aconteça diversos acordos intergovernamentais de caráter econômico, revelou o Kremlin.

Amanhã, o primeiro-ministro do Japão e o presidente russo, que estará acompanhado de altos funcionários do governo e de uma delegação empresarial grande, seguirão para Tóquio, onde será realizada outra rodada de conversas, que serão centradas na cooperação econômica.

(Com informações da Agência Efe)

Total
0
Shares
Previous Article
Acidente com aeronave Osprey em Okinawa Foto Kyodo AFP min

Após acidente, EUA vão suspender voos de Osprey no Japão

Next Article
Nintendo personagens Foto Reprodução min

Nintendo vai inaugurar parque no Japão antes das Olimpíadas de 2020

Related Posts