Japão registra forte recuo de 25% no superávit comercial em 2017

Superávit da balança comercial japonesa despencou para 2,991 trilhões de ienes, cerca de US$ 27,1 bilhões.
Porto de Tóquio | ©Wikimapia
Porto de Tóquio | ©Wikimapia

Embora as exportações do Japão terem atingido níveis recordes para a China, bem como para outros países da Ásia e da Europa no decorrer de 2017, o governo do país informou que registrou forte queda no superávit de sua balança comercial no ano passado.

De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério de Finanças do Japão ao final de janeiro, o superávit comercial retraiu 25%, para 2,991 trilhões de ienes (US$ 27,1 bilhões) em 2017, à medida que a expansão das importações foi mais forte do que a das exportações.

Apenas em dezembro, as exportações do Japão tiveram alta de 9,3% na comparação anual, marcando o 13º avanço consecutivo. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal, no entanto, previam ganho maior, de 9,8%.

Já o superávit comercial do Japão com os EUA cresceu 3,1% em 2017, a 7,036 trilhões de ienes, atingindo o maior nível desde 2015.

O presidente americano, Donald Trump, tem criticado a China e o Japão por acumularem grandes superávits no comércio com os EUA.

Em janeiro, Washington decidiu impor pesadas tarifas a importações de painéis solares e máquinas de lavar, visando principalmente produtores asiáticos.

Do Mundo-Nipo
Fonte:  Estadão Conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Foto de Kimiko Nishimoto Reproducao Instagram Kimiko Nishimoto

Japonesa de 89 anos faz sucesso na web com fotos disparatadas

Next Article
Kuroda Foto Reproducao Getty Images 900x550 02 min

Japão mantém Kuroda na presidência do banco central

Related Posts