Terremoto de magnitude 5,6 abala o leste do Japão

Com epicentro em Ibaraki, o abalo foi sentindo em cinco das sete províncias de Kanto.
Terremoto de 5.6 atinge leste do Japao em 16 05 2016 Foto Reproducao JMA

Um terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira (16) a província de Ibaraki, na região de Kanto (leste do Japão), o que abalou outras províncias na região, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 21h23 locais desta segunda-feira (09h23 pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no sul de Ibaraki, a uma profundidade de 40 quilômetros. A agência alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

O abalo foi sentindo intensamente em cinco das sete províncias de Kanto. O local mais afetado, no entanto, foi o norte de Ibaraki, atingindo intensidade -5 graus (moderado) na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram vítimas ou danos em construções causados pelo tremor. Mas os serviços de trem-bala da linha Tokaido Shinkansen foram interrompidos como medida de segurança, retomando as operações poucos minutos depois, segundo a agência de notícias Kyodo.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Kaisei vence no Torneio de Sumo de Verao 2016 Foto Reproducao NHK 900x600 16 05 2016

Brasileiro conquista mais uma vitória no torneio de sumô em Tóquio

Next Article
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016

Japão escapa da recessão após economia registrar alta inesperada no 1º tri

Related Posts