Forte terremoto atinge o norte do Japão

O forte abalo teve epicentro em Hakodate, na ilha de Hokkaido, e atingiu intensidade de 6 graus na escala japonesa.
Terremoto de 5.3 atinge o norte do Japao em 16 06 2016

Um forte terremoto atingiu nesta quinta-feira (16) a ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, o que abalou outras províncias na região, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto atingiu magnitude 5,3 na escala Richter e ocorreu às 14h21 locais desta quinta-feira (02h21 pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na baía de Uchiura, próximo da cidade de Hakodate, no extremo sul de Hokkaido, a uma profundidade de 10 quilômetros. A agência alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

Hakodate tem aproximadamente 270 mil habitantes e registrou intensidade 6 na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O forte abalo também foi sentindo intensamente em Aomori, província mais ao norte da ilha de Honshu, registrando intensidade 4 na escala japonesa nas cidades de Oma e Kazamaura.

Apesar de muito forte, autoridades locais não reportaram vítimas ou danos significativos em construções e infraestruturas causados pelo tremor. Até o momento, não houve relatos de interrupção nos serviços de transportes ou no fornecimento de energia e água nas áreas afetadas.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Urso negro asiatico Foto Cretice Commons 900x60 16 06 2016

Mais duas pessoas são atacadas por ursos no Japão

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Produção industrial do Japão é revisada para alta de 0,5% em abril

Related Posts