Entregadores do Uber Eats no Japão criam 1º sindicato da classe no mundo

O novo sindicato busca por maior segurança e estabilidade para os trabalhadores do setor. Há cerca de 15 mil entregadores do Uber Eats no Japão.
Entregador de Uber Eats no Japao Foto Justin Wong
Foto: Justin Wong

Uma nova classe trabalhadora surgiu a pouco tempo após a criação de aplicativos de delivery, e a necessidade da mobilidade urbana e outros serviços, cuja categorização gera debate entre reguladores. Mediante falta se segurança no trabalho, os entregadores do Uber Eats no Japão saíram na frente de outros países e decidiram agir em conjunto para criar o primeiro sindicato da classe no mundo.

Já no Brasil, o STJ decidiu que motoristas não têm vínculo empregatício com a Uber. Na Califórnia, estado norte-americano onde a empresa nasceu, a decisão das autoridades foi oposta.

A sindicalização de entregadores no Japão foi oficializada no início de outubro.

“Gostaríamos de melhorar o ambiente de trabalho da equipe de entrega do Uber Eats por meio de negociações”, disse Tomio Maeba, presidente do sindicato, 29 anos, em entrevista coletiva em Tóquio.

A iniciativa contou com 17 entregadores como membros fundadores, segundo reportagem local.

Segundo Maeba, a prioridade do sindicato é buscar maior segurança e estabilidade para os trabalhadores. Há cerca de 15 mil entregadores do Uber Eats no Japão. Em resposta à união, a Uber prometeu, no país, um programa de seguros em casos de acidente de até US$ 93 mil.

Nem a decisão do Estado da Califórnia em considerar os trabalhadores como empregados vinculados nem o recém-criado sindicato japonês parecem obstruir o modelo de negócio do Uber. Uma prova disso é que a startup criou o Uber Works, plataforma que agrega trabalhadores de qualquer setor sob o mesmo tipo de contratação que os motoristas e entregadores.

Jason Jackson, professor de planejamento urbano do MIT (Massachusetts Institute of Technology), falou sobre mobilidade urbana no evento Future of Work, realizado em São Paulo, em agosto.

Segundo o especialista, plataformas como Uber, 99 e Lyft prosperaram durante crises de desemprego, nos EUA a partir de 2009, e no Brasil em 2014.

Naturalmente, com menos empregos, as pessoas recorrem com maior frequência a atividades criadas pela nova economia, como é o caso do motorista de aplicativo. Se, por um lado, estes serviços garantam no mínimo uma subsistência a muitas pessoas, por outro, criam uma nova classe que não se encaixa exatamente em nenhuma categoria trabalhista.

“A realidade em diversas cidades é que os ganhos e a qualidade do trabalho dos motoristas de aplicativos são precários”, analisa Jackson.

Por João Ortega / Da StartSe

Total
0
Shares
Previous Article
Imperador Naruhito Foto Agência da Casa Imperial

Imperador do Japão manifesta solidariedade às vítimas do tufão

Next Article
Criança japonesa comendo Foto Stockvault TY75923

Japão ocupa 1º lugar em ranking de saúde infantil

Related Posts