Japão e EUA iniciam exercícios aeronavais perto de Okinawa

As operações devem durar 10 dias, com a participação do porta-aviões Ronald Reagan e de três destróieres.
Exercicio militar conjunto Japao e EUA Foto US Navy 900x550. 02jpg min
Foto: US Navy

As forças militares de Japão e dos Estados Unidos começaram nesta quinta-feira (16) importantes exercícios aeronavais perto de Okinawa, ilha no extremo sul do arquipélago japonês e conhecida pela polêmica de abrigar, contra vontade, bases norte-americanas.

Os exercícios de rotina são organizados todos os anos, mas desta vez acontecem em um momento de grande tensão com a Coreia do Norte.

As operações devem durar 10 dias, com a participação de 14 mil militares americanos, do porta-aviões Ronald Reagan e dos destróieres Stethem, Chafee e Mustin, segundo a Marinha.

A Coreia do Norte, que aumentou a tensão na região depois de realizar nos últimos meses um sexto teste nuclear e vários lançamentos de mísseis balísticos de longo alcance, condena regularmente as manobras militares por considerá-las uma ameaça a sua segurança. Em alguns casos responde com os próprios exercícios.

“As manobras anuais do Japão e Estados Unidos pretendem aumentar a capacidade defensiva e a interação operacional das forças japonesas e americanas com treinamentos aéreos e navais”, destaca a Marinha.

Após uma viagem de 12 dias pela Ásia, o presidente americano Donald Trump prometeu na quarta-feira exercer “pressão máxima” sobre a Coreia do Norte, que chamou de “ditadura perversa” e que segundo ele fez o mundo de refém com sua “chantagem nuclear”.

Com Agência France Presse

» Veja mais notícias sobre o conflito com a Coreia do Norte

Total
0
Shares
Previous Article
Trem da linha Tsukuba Express Foto Creative Commons 900x600 02 min

Empresa no Japão pede desculpas por trem sair 20s adiantado

Next Article
Bulma Hiromi Tsuru Dragon Ball 900x600 01 min

Hiromi Tsuru, dubladora de Bulma do Dragon Ball, morre aos 57 anos

Related Posts