Refugiados sírios fazem exame para estudar no Japão

O governo japonês planeja aceitar 150 estudantes refugiados nos próximos 5 anos.
Refugiado sirios fazem exames em AmaFoto Reproducao NHK
Refugiado sírios passaram por exames em Amã para estudar no Japão (Foto: Reprodução/NHK)

Jovens refugiados sírios passaram por exames de qualificação para ingressar em universidades no Japão, um movimento que faz parte de um programa dirigido pelo governo japonês para assistência a refugiados.

Os estudantes sírios fizeram exames de inglês e matemática na capital jordaniana, em Amã, na última quarta-feira (15), depois de passar por uma triagem com base em formulários de inscrição. O programa de assistência começou este ano para os refugiados da Síria que querem estudar em instituições de pós-graduação no Japão

O governo japonês planeja aceitar 150 estudantes refugiados nos próximos 5 anos. Onze universidades japonesas, incluindo a Universidade de Tóquio e a Universidade Ritsumeikan em Kyoto, aceitarão estudantes refugiados qualificados pelo programa.

Os candidatos poderão ingressar nas universidades japonesas em setembro depois de passar pelos exames de qualificação. Uma jovem síria disse à emissora pública ‘NHK’ que estudou a língua japonesa em uma universidade em seu país por cerca de 6 anos. Ela disse que é difícil encontrar um emprego na Síria e por isso quer continuar estudando a língua no Japão.

Outro refugiado quer estudar engenharia no Japão. Segundo a ‘NHK’, o rapaz espera aprender, e entender, “como o Japão conseguiu sua reconstruição de forma rápida e notável após a Segunda Guerra Mundial”, um aprendizado que “deseja usar para ajudar a reconstruir a Síria no futuro”.

Tsutomu Kobayashi, chefe da filial jordaniana da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês), que gere o programa do governo japonês, disse que muitos refugiados sírios abandonaram seus estudos no meio do caminho.

Kobayashi acrescentou que o programa é “necessário para reduzir o crescente número de refugiados no mundo”.

Contudo, a iniciativa do programa contrasta com um relatório divulgado recentemente pela agência de noticias ‘Reuters’, no qual mostra que o setor de imigração do Japão aceitou apenas 28 refugiados de um número recorde de migrantes que solicitaram asilo ao país no ano passado. Segundo o documento, 10.901 pessoas procuraram asilo no Japão em 2016. O número é 44% maior do que o do ano anterior.

Total
0
Shares
Previous Article
Haruhiko Kuroda em fevereiro de 2017 Foto Takuya Isayama Asahi

Juros baixos podem gerar nova crise, alerta presidente do BC do Japão

Next Article
BB Movel no Japao Foto Divulgacao 2017

Banco do Brasil completa 45 anos no Japão

Related Posts