Premiê do Japão pede à população para que fique em casa

“Por favor, evitem sair, Tudo depende da ação de cada indivíduo”, implorou Abe, que vem sendo criticado pela demora no combate ao coronavírus.
Shinzo Abe Foto Kiyoshi Ota 900x600 compressed
Foto: Kiyoshi Ota

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fez um apelo vigoroso nesta sexta-feira (17) para que a população fique em casa e assim evitar um contágio maior do coronavírus, seus comentários mais contundentes desde o início da crise, segundo a Reuters.

“Por favor, evitem sair, Tudo depende da ação de cada indivíduo”, Abe, que vem sendo criticado pela forma que conduziu o combate à pandemia. Existe a percepção de que sua reação tem sido fraca e tardia.

O premiê afirmou que as reduções dos contatos interpessoais em Tóquio e Osaka, duas das regiões mais atingidas do país, ainda estão bem abaixo dos níveis pretendidos. Antes do pronunciamento, os casos novos de infecção voltaram a atingir um recorde diário na capital Tóquio.

Abe disse que a ampliação do estado de emergência para toda a nação, anunciado na quinta-feira (16), foi provocada em parte pelo temor de que os serviços médicos não deem conta em áreas rurais com muitos moradores idosos.

A emergência permite que autoridades municipais façam apelos para que as pessoas fiquem em casa, mas sem força legal ou punições. Inicialmente, a medida tinha sido tomada apenas para Tóquio e Osaka, cidades mais populosas do país.

O premiê se desculpou pela confusão a respeito de um plano para começar a distribuir pagamentos de auxílio no mês que vem.

Um orçamento suplementar detalhou os pagamentos em dinheiro de 300 mil ienes para toda residência cuja renda tenha sido afetada pelo vírus. Porém, parte do seu próprio partido, quer que ele aumente a ajuda para com um pagamento de 100 mil ienes a cada cidadão.Tal alteração triplicaria o custo do governo, que chegaria a 12 trilhões de ienes.

Anteriormente, o ministro das Finanças, Taro Aso, disse que o governo esperava começar os pagamentos em maio.

Abe disse que a ampliação da emergência também visa limitar as viagens – o Japão está na iminência do feriado da Semana Dourada.

Novo recorde em Tóquio

Tóquio continua sendo o mais abalado. Nesta sexta-feira, sua governadora relatou 201 casos adicionais, um recorde, de um total de 2.796. O país acumula mais de 9 mil infecções e 190 mortes, de acordo com uma contagem da emissora nacional NHK.

O Escritório do Gabinete japonês, que ajuda a coordenar as políticas, relatou seu terceiro caso de exame positivo de uma autoridade. Já Taku Otsuka, um ministro do Escritório do Gabinete, está trabalhando em casa porque uma de suas secretárias foi diagnosticada com o vírus.

Mundo-Nipo (MN)
Com G1 Mundo | NHK News | Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsonaro apresenta Nelson Teich como novo Minstro da Saúde Foto Reuters

Bolsonaro demite Mandetta e coloca Nelson Teich na pasta da Saúde

Next Article
Arroz com gengibre 900x550 NHK compressed

Receita de arroz com gengibre à moda japonesa

Related Posts