Terremoto de magnitude 5,3 abala o leste do Japão

Cidades nas províncias de Chiba, Tochigi e Ibaraki foram as mais afetadas pelo tremor.
Terremoto em Chiba 17 05 2018 Foto Reproducao JMA 02 min
Mapa mostra onde ocorreu o epicentro e áreas atingidas | Foto: Reprodução / JMA

Um terremoto de magnitude 5,3 na escala Richter foi registrado no litoral leste do Japão na nesta quinta-feira, sendo sentindo em várias províncias na região de Kanto, leste do país e onde está localizada a capital Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte intensidade na escala japonesa, não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 12h12 locais desta quinta-feira (00h12 pelo horário em Brasília), com epicentro registrado no mar, na costa da província de Chiba, a uma profundidade média, de 50 quilômetros.

Cidades na província de Chiba foram as mais abaladas pelo sismo, atingindo intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,3) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O tremor foi sentido também em cidades nas províncias de Tochigi e Ibaraki, onde a JMA registrou intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor, mas a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Manifestantes em Sendai pedem retratacao pelas vitimas da lei japonesa de eugenia Foto Reproducao min

Governo do Japão é processado por vítimas de ‘esterilização forçada’

Next Article
Shinji Okazaki Foto WIkimedia Commons Osama Faisal 900x550 min

Japão divulga pré-lista com 27 jogadores para a Copa do Mundo

Related Posts