Forte terremoto abala o leste do Japão

Epicentro do tremor ocorreu na província de Gunma, ao norte de Tóquio, e atingiu grau 5 na escala japonesa.
Terremoto no leste do Japao em 17 06 2018 JMA Edicao MN 900x600 min
Mapa mostra epicentro do tremor e as áreas afetadas

Um potente terremoto de intensidade -5 graus na escala japonesa, que vai até 7, atingiu a região de Kanto, leste do Japão, na tarde deste domingo (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), sinalizando que o tremor não ofereceu risco de tsunami.

De acordo com agência japonesa, o terremoto atingiu magnitude 4,7 na escala Richter e ocorreu às 15h27 locais deste domingo (03h27 no horário de Brasília), com epicentro registrado no sul da província de Gunma, a uma profundidade de apenas 20 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente em Shibukawa, com máxima de 5 graus na escala japonesa. Outras quatro cidades vizinhas em Gunma também sentiram fortemente o abalo, com intensidade 4 na escala japonesa. A agência adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

A magnitude na escala Richter (4,7) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (-5) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, a imprensa japonesa não reportou danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Mas a emissora ‘NHK’ mostrou imagens de algumas localidades “tremendo” por conta do sismo, como escritórios e ruas em Gunma.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK News World Digital | Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Crianca chorando Foto Aflo Images 900x600 19 02 2016

Abe quer medidas mais eficazes contra abuso infantil no Japão

Next Article
Terremoto de 6.1 atinge o Japao em 18 06 2018 JMA MN min

Terremoto no oeste do Japão deixa 3 mortos e mais de 60 feridos

Related Posts