Hiroshima exige explicações sobre manobras perigosas de caças dos EUA

Dois caças americanos realizaram manobras em baixa altitude sobre uma área residencial em Kitahiroshima.
Manobras militares de jatos dos EUA em Hiroshima Foto Reproducao Edicao MN 900x550 01
Manobras militares de jatos dos EUA em Hiroshima (Foto: Reprodução/Edição MN)

O governo de Hiroshima, no centro do Japão, exigiu às Forças Armadas dos Estados Unidos esclarecimentos sobre um perigoso exercício militar envolvendo caças norte-americanos nos céus de Hiroshima.

Segundo a mídia local, as aeronaves dos EUA realizaram manobras de treinamento em baixa altitude e assustaram a população local ao lançarem sinalizadores enquanto voavam sobre uma área residencial na cidade de Kitahiroshima.

O incidente ocorreu na última quarta-feira (11) e foi presenciado por praticamente todos os residentes locais. Várias pessoas gravaram vídeos do que chamaram de “bolas de fogo” lançadas das aeronaves militares americanas.

Muitos ficaram assustados e alguns chegaram, até mesmo, a acreditar que se tratava de um ataque norte-coreano, descreveu ontem (16) a agência de notícias ‘Kyodo’.

Pessoas que assistiram as manobras falaram à mídia que sinalizadores foram liberados em mais de 10 ocasiões no decorrer de aproximadamente 30 minutos de exercício militar.

“Várias gravações em vídeo mostram dois caças norte-americanos fazendo curvas acentuadas durantes as perigosas manobras realizadas sobre uma área salpicada de lares”, detalhou hoje (17) o ‘The Asahi Shimbun’.

Logo após as manobras, autoridades de Hiroshima procuraram acalmar a população, explicando que os sinalizadores seriam medidas de defesa usadas para desviar o foco de mísseis guiados por calor, ou seja, esses sinalizadores têm a função de atrair para si o lançamento desse tipo de projétil balístico e assim evitar que atinja seu alvo.

“É possível que os EUA tenham decidido simular uma situação real de combate devido à crescente tensão em torno da Coreia do Norte”, disse ao ‘Asahi’ o analista de defesa Tetsuo Maeda.

Contudo, diante da falta de esclarecimento formal sobre o ocorrido, autoridades de Hiroshima foram ontem (16) ao escritório do Ministério da Defesa do Japão na cidade de Hiroshima. O grupo intimou o ministério a pedir informações detalhadas dos fatos junto as Forças Armadas dos Estados Unidos.

O incidente aconteceu em meio a reclamações cada vez maiores de habitantes de Kitahiroshima, incluindo alguns arredores da cidade, sobre caças americanos que treinam na região em baixas altitudes.

Do Mundo-Nipo
Fontes: The Asahi Shumbun | NHK World News Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsa de Toquio Foto Stockvault 28032017

Bolsa de Tóquio sobe pela 11º sessão consecutiva

Next Article
Tigre Hiro Foto Kyodo 900x600 min

Morre, aos 24 anos, o tigre mais velho do Japão

Related Posts