Exportações do Japão recuam em novembro na base anual

O resultado reflete o recuo na demanda chinesa, em um sinal preocupante para a economia japonesa.
Porto de Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 12 2015 otimizada
Porto de Tóquio | Foto: Wikimedia Commons

As exportações japonesas caíram em novembro ante o mesmo mês do ano anterior, o que representa o segundo mês consecutivo de queda anualizada, informou nesta quinta-feira (17) o governo do país, indicando que o resultado reflete o recuo na demanda chinesa, em um sinal preocupante para a economia japonesa.

As exportações de mercadorias diminuíram 3,3% em novembro na comparação com igual mês do ano passado, para 5,981 trilhões de ienes, após queda de 2,2% em outubro, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

As exportações para a China caíram 8,1% no mês passado, mais acentuadas do que a queda de 3,6% em outubro. A China é o epicentro de uma recente desaceleração da economia mundial e o segundo maior importador de produtos japoneses e o principal parceiro comercial do Japão.

Já o crescimento das exportações com destino aos Estados Unidos desacelerou para um ganho de 2,0% em novembro, ante um aumento de 6,3% no mês anterior.

A balança comercial do Japão, ou a margem pela qual as exportações superam as importações, chegou a um déficit 379,7 bilhões de ienes em novembro. Economistas esperavam um déficit de 480 bilhões de ienes.

As importações caíram 10,2% ante o igual mês do anterior, para 6,361 trilhões de ienes, queda pelo 11º mês consecutivo.

Fonte: Valor Econômico – Via Dow Jones Newswires.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Stockvault RA1 17 12 2015 900x600 otimizada

Dólar tem forte alta e fecha acima de R$3,90

Next Article
Aniversario do PS Vita Imagem Divulgacao

PlayStation Vita completa 4 anos de lançado no Japão

Related Posts