Japão protesta contra novo lançamento de míssil norte-coreano

Abe disse que trabalhará com a comunidade internacional para tentar acabar com os programas de armas de Pyongyang.
Misseis Foto Stockvault 900x600 18 03 2016

O Japão apresentou nesta sexta-feira (18) um forte protesto contra a Coreia do Norte por intermédio de sua embaixada em Pequim, no qual o governo do primeiro-ministro Shinzo-Abe exigiu “contenção” ao regime comunista de Kim Jong-un por ter efetuado, hoje, novos lançamentos de mísseis balísticos de médio alcance em direção ao Mar do Japão, no que representou o terceiro lançamento do tipo por parte da Coreia do Norte somente este mês.

A Coreia do Norte lançou na manhã desta sexta-feira dois mísseis de médio alcance do tipo Rodong de uma plataforma móvel situada no litoral oeste do país, sendo que um deles, aparentemente, explodiu em pleno voo.

O projétil que não explodiu no ar percorreu uma distância de aproximadamente 800 quilômetros rumo ao leste, até cair no Mar do Japão, em águas pertencentes à Zona de Identificação Aérea (ADIZ, sigla em inglês) japonesa, segundo detalharam autoridades sul-coreanas.

O primeiro-ministro Shinzo Abe se dirigiu hoje ao parlamento japonês para se referir a esse assunto e disse que Tóquio trabalhará com a comunidade internacional para tentar acabar com os programas de armas de Pyongyang, além de exigir “contenção” ao governo norte-coreano neste momento.

O ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, considerou, por sua vez, que o lançamento viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e explicou que o Japão apresentou um protesto à embaixada norte-coreana em Pequim, já que não há missão diplomática da Coreia do Norte em Tóquio, pois os dois países não mantêm relações.

O ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse em entrevista coletiva que as Forças de Autodefesa do Japão estão em alerta para garantir a segurança do povo japonês por causa do teste balístico de hoje.

O lançamento acontece em um momento de forte tensão na península da Coreia depois que o regime comunista realizou seu quarto teste nuclear subterrâneo e lançou um satélite a bordo de um foguete, no início do ano, o que foi respondido com duras sanções pelo Conselho de Segurança da ONU.

Além disso, Estados Unidos e Coreia do Sul estão realizando neste momento suas manobras conjuntas anuais em território sul-coreano, algo que o regime liderado por Kim Jong-un denuncia como um ensaio para invadir seu território.

(Com informações das agências Kyodo e EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Kotoyuki venceu Terunofuji no 6 dia do Torneio de Sumo de Primavera 2016 Foto AJW Images

Brasileiro perde após 4 vitórias seguidas no torneio de sumô em Osaka

Next Article
Animacao em homenagem a Satoru Iwata Foto Reproducao

Artistas criam animação em homenagem ao presidente da Nintendo Satoru Iwata

Related Posts