PIB do Japão cresce pelo quinto trimestre seguido

É a melhor sequência de crescimento da economia japonesa em uma década.
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 29 04 2016
©Stockvault

A economia do Japão expandiu pelo quinto trimestre consecutivo, liderada por exportações sólidas e consumo privado mais robusto, mostraram dados preliminares do governo do país nesta sexta-feira (18), salientando que se trata da maior sequência de crescimento em uma década.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 2,2% no trimestre de janeiro a março. Em relação ao trimestre anterior, o aumento situou-se em 0,5%, de acordo a leitura preliminar divulgada pelo Escritório do Gabinete Japonês.

O resultado foi amplamente melhor que o estimado por economistas, que esperavam crescimento anualizado de 1,7% no primeiro trimestre de 2017 e alta de 0,4% na comparação com o último trimestre de 2016 (outubro a dezembro), quando o PIB japonês avançou 1,2% na taxa anual.

O aumento das exportações, um dos componentes de peso do PIB japonês, foi o que mais impulsionou a economia do país durante o primeiro trimestre do ano, registrando um salto de 8,9% a taxa anual e de 2,1% em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2016.

O relatório mostra que os embarques alavancaram por conta de uma grande demanda por componentes de smartphones para a China.

Os gastos do consumidor foram mais robustos do que no trimestre anterior graças a melhores salários e condições de trabalho. Neste caso, o consumo privado no primeiro trimestre cresceu 0,4% ante o trimestre de outubro a dezembro.

Além disso, no mesmo período, os investimentos corporativos subiram 0,2% a uma taxa anualizada, com as empresas mostrando mais confiança na economia.

Fontes: Agência Kyodo | Jornal Financeiro Nikkei.

Total
0
Shares
Previous Article
Michel Temer Planalto Central Foto Montagem Mundo Nipo

Com eventual saída de Temer, haverá eleição indireta pelo Congresso

Next Article
Dolar Foto Aflo Images 900x550 05 01 2016

Com mercado em pânico, dólar dispara e fecha e alta de 8,15%

Related Posts