Forte terremoto de magnitude 6,8 atinge o oeste do Japão

Agência Meteorológica emitiu alerta de tsunami com até um metro no litoral das províncias de Yamagata, Niigata e Ishikawa.
Terremoto de 6.8 atinge noroeste do Japao Foto JMA Montagem MN
Mapa mostra áreas afetadas pelo tremor | Foto: JMA / Montagem MN

Um fortíssimo terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atingiu a costa noroeste do arquipélago japonês, no lado do Mar do Japão, nesta terça-feira (18), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), que alertou sobre possível tsunami no litoral da região.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 22h22 locais (10h22 desta pela hora de Brasília), com epicentro registrado no mar, a cerca de 30 km da província de Yamagata, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente nas cidades de Tsuruoka (Yamagata) e Murakami (Niigata), registrando intensidade máxima de 6+ graus (forte) na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (6,8) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (6+) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Mediante a potência do tremor, a JMA emitiu um alerta de tsunami com até um metro para a costas das províncias de Yamagata, Niigata e Ishikawa.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do forte tremor.  Autoridades locais, no entanto, emitiram alertas, pedindo para que residentes na região atingida não se aproximem do litoral e procurem informações para abrigos locais no caso do tsunami for maior que o esperado.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo as cidades mais afetadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Autismo Foto Stockvault

Cientistas provocam autismo em macacos para estudar tratamento mais eficaz

Next Article
Aviao da Gol Foto Woody

Site da Gol sai do ar após promoção de passagem a R$ 3,90

Related Posts