incêndio em estúdio de animação no Japão deixa 33 mortos e 36 feridos

Um homem de 41 anos foi preso, acusado de espalhar líquido inflamável no prédio da Kyoto Animation. Entre os feridos, 17 estão hospitalizados.
Incendio em estudio em Kyoto deixa 33 mortos Foto Reproducao Asahi Shimbun
Foto: Reprodução / Asahi-Shimbun

Pelo menos 33 pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas, com 17 hospitalizadas, depois que um homem incendiou um estúdio de animação de três andares nesta quinta-feira (18) na cidade de Kyoto, ou Quioto, no centro do Japão, disseram policiais e bombeiros ao jornal Asahi Shimbun.

O estúdio, operado pela Kyoto Animation Co, está localizado em uma área residencial no distrito de Fushimi, na cidade de Kyoto. Havia cerca de 70 pessoas no estúdio quando iniciou o incêndio.

Moradores próximos ao estúdio ligaram para o corpo de bombeiros por volta das 10h35 locais de quinta-feira (22h35 de quarta-feira no horário de Brasília). Eles disseram que ouviram uma explosão seguida de fumaça saindo do prédio.

Trinta e cinco caminhões de bombeiros foram enviados para o local.

A polícia deteve um homem de 41 anos que supostamente espalhou um líquido inflamável na área. Testemunhas disseram que, pouco antes de iniciar o incêndio, viram o homem correndo para o prédio gritando “morram”.

Ele ficou ferido no incidente e agora se encontra inconsciente em um hospital local.

Uma mulher, de 61 anos, residente próxima ao estúdio disse ao Asahi que inicialmente confundiu o suspeito com uma vítima do incêndio.

Ela contou ao periódico que abriu a porta da frente de sua casa depois que o interfone tocou. A mulher encontrou um homem grande ajoelhado no chão. Ambos os braços tinham queimaduras e a perna direita estava em chamas, enquanto o cabelo parecia chamuscado de fogo.

A mulher perguntou ao homem enfraquecido se ele estava bem, mas ele não respondeu. Ela então pegou uma mangueira e jogou água no homem.

“Enquanto esperava por uma ambulância, vários policiais cercaram o homem e o questionaram sobre como ele entrou no estúdio e por que ele o incendiou”, disse ela.

A mulher contou ainda que não conseguia entender muito bem o que o homem falava, mas conseguiu ouvir claramente ele gritar “eles me enganaram”.

Outra testemunha, uma jovem de 20 anos que trabalha nas proximidades, disse foi para fora depois de ouvir a explosão por volta das 10h30. Quando ela se aproximou do prédio em chamas, viu um homem aparentemente na casa dos 20 tentando descer por um suporte na parede externa do segundo andar.

A mulher e um colega de trabalho levaram uma escada para o prédio na tentativa de ajudar o homem a chegar ao chão.

O gerente de uma empresa local de táxis perto do local disse que dois homens entraram no escritório por volta das 10h40 e pediram que o corpo de bombeiros fosse chamado.

Incendio em estudio em Kyoto Foto Reproducao Asahi Shimbun 02
Bombeiros transportaram dezenas de feridos | Foto: Reprodução / Asahi-Shimbun

Um dos homens estava ajudando o outro, cujas roupas estavam totalmente queimadas. O gerente disse que tentou acalmar as duas vítimas enquanto esperavam a chegada de uma ambulância.

A Kyoto Animation produziu uma série de séries populares de anime, tais como “K-On!”, “A melancolia de Haruhi Suzumiya” e “Sound! Euphonium”.

Apesar de muitas grandes empresas de animação estarem localizadas na área de Tóquio, a Kyoto Animation manteve sua base de operações na antiga capital japonesa desde sua fundação, em 1981.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: The Asahi Shimbun.

Total
1
Shares
Previous Article
Bifum frito com camarao Foto recipe.rakuten.jp Edicao MN

Receita de bifum frito com camarão e vegetais

Next Article
Haruhiko Kuroda Foto Uichiro Kasai Nikkei

Presidente do BC do Japão diz que economia está em recuperação moderada

Related Posts