Japão aprova lei que permitirá mão de obra estrangeira não qualificada

Parlamento Japonês também aprovou projeto de lei destinado a proteger os trabalhadores estrangeiros no Japão.
Pessoas atravessando rua em Shibuya Toquio Foto Stockvault 900x600 min
Foto: Stockvault

O Parlamento Japonês aprovou nesta sexta-feira (18) uma legislação destinada a revisar a lei de controle de imigração no Japão, o que dará direito ao trabalhador estrangeiro a atuar como assistente no setor da saúde, como enfermeiros técnicos e cuidadores de idosos, entre outros setores que enfrentam forte escassez de trabalhadores, o que é visto como entrada de mão de obra estrangeira “não qualificada”, informou a emissora pública ‘NHK’.

Apoiado pelo governo, o projeto de lei foi aprovado na Câmara Alta por maioria de votos. A legislação faz com que os referidos assistentes de cuidados preencham os critérios exigidos para receber o status de residente.

Espera-se que, com tal medida, os estrangeiros preencham a séria escassez no país de trabalhadores no setor de assistência de cuidados a idosos.

Os parlamentares também aprovaram um projeto de lei destinado a proteger estrangeiros que trabalham dentro do programa de treinamento do governo. Segundo o texto, o projeto visa amparar aqueles que enfrentam condições severas no trabalho, tais como longas jornadas e horas extras irregulares – forçadas pelos empregadores.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, uma organização deverá ser estabelecida de acordo com a legislação para supervisionar companhias e outras entidades que aceitam estagiários estrangeiros com mão de obra não qualificada.

Antes, a aceitação de estrangeiros no mercado de trabalho japonês era motivada pela mão de obra com alta qualificação.

Projeto de reforma no controle de imigração do Japão
A reforma no sistema de imigração visa abrir as portas do mercado de trabalho japonês a trabalhadores de setores específicos. Isso acorrerá mediante acordos de colaboração econômica com os países de origem, um mecanismo que o Japão empregou para trazer pessoal de enfermaria de países como às Filipinas, segundo o jornal econômico ‘Nikkei’.

Atualmente, a maior parte dos trabalhadores estrangeiros no Japão, nação onde menos de 2% da população é imigrante, chegou ao país como mão de obra de alta qualificação ou em programas de formação técnica.

De acordo com o ‘Nikkei, esse projeto ampliará a entrada de trabalhadores de fora do Japão com um sistema de cotas em setores que encaram muita escassez de mão de obra como, por exemplo, a enfermagem técnica, setor que chega a registrar três vezes mais ofertas de trabalho que candidatos.

Também se cogita relaxar as barreiras em outros setores nos quais o mercado de trabalho japonês mostra uma grande rigidez, como construção civil, venda no varejo, agrícola e educação pré-escolar, destaca o ‘Nikkei’.

Em setembro, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ressaltou na abertura de uma sessão parlamentar a importância de realizar uma grande reforma do mercado de trabalho. Segundo ele, a reforma ajudará estimular a economia e fará frente ao crescimento populacional negativo do país.

A população em idade de trabalhar do Japão caiu em 2013 abaixo dos 80 milhões e o número atual ronda os 77 milhões, com perspectivas de que siga diminuindo, segundo o ‘Nikkei’.

No entanto, analistas consultados pelo ‘Nikkei’ acreditam que a ideia de abrir mais as portas à imigração não será facilmente aceita por boa parte da população ou do setor privado. Isso porque Japão é um país tradicionalmente protecionista e draconiano no que se refere a políticas migratórias.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto em Mashiki Kumamoto em 15 04 2016 Foto Kyodo WRT7492 900x600 02 min

Japão fecha último centro de evacuação em Kumamoto

Next Article
Japonesa chorando Foto Stockvault 19112016 900x550 min

Japão registra recorde de homicídios por violência doméstica

Related Posts