Vítima de estupro, jornalista japonesa ganha ação contra diretor de TV

Executivo Noriyuki Yamaguchi foi condenado a indenizar Shiori Ito, de 30 anos. Ele é acusado de violentar a jornalista em um quarto de hotel em Tóquio.
Shiori Ito exibe cartaz com a palavra Vitória em japonês Foto Reuters compressed
Shiori Ito exibe cartaz com a palavra “Vitória”, em japonês | Foto: Reuters

Um tribunal de Tóquio deu ganho de causa à jornalista Shiori Ito na batalha judicial envolvendo uma denúncia de estupro contra um diretor de uma popular emissora de TV no Japão, em um dos casos mais icônicos do movimento #Metoo no Japão.

“Vencemos, o recurso foi rejeitado”, disse Ito nesta quarta-feira (18), logo após a sentença, exibindo um cartaz com a palavra “vitória”.

O juiz condenou o agressor a pagar uma indenização de 3,3 milhões de ienes (30.600 dólares), um terço do valor reclamado pela jornalista, que era de 100 mil dólares.

Shiori, como é conhecida no Japão, denunciou no início do movimento #Metoo que havia sido violentada em 2015, em um quarto de hotel de Tóquio, pelo executivo de TV Noriyuki Yamaguchi.

Segundo a jornalista, Yamaguchi lhe prometeu um posto nos Estados Unidos e supostamente a drogou quando os dois foram jantar em um restaurante, para violentá-la posteriormente.

Shiori, 30 anos, contou sua história na imprensa e no livro “Black box” (“Caixa preta”).

Yamaguchi, que é o biógrafo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, também entrou com uma ação contra a jornalista, acusando-a de difamação.

Segundo o executivo, a jornalista estava completamente bêbada e incapaz de voltar só para casa após o jantar, e os dois seguiram para o hotel, onde ela não recusou sua investida.

De acordo com a emissora pública NHK, logo após a decisão do Tribunal, Shiori falou aos jornalistas em prantos, alegando que “vencer o caso não anula os ferimentos que sofreu”.

A jornalista disse que, graças à ação civil, conseguiu tornar público o que aconteceu com ela, além de revelar outras evidências.

Vítimas de estupro no Japão

De acordo com a agência Reuters, vítimas de agressão sexual no Japão muitas vezes evitam relatar incidentes por medo de serem consideradas culpadas e/ou humilhadas.

Apenas 2,8% das mulheres forçadas a fazer sexo consultaram a polícia, mostrou uma pesquisa do governo em 2017.

Mensagem

Quando perguntada em uma entrevista coletiva que mensagem ela gostaria de transmitir às vítimas de violência sexual, Ito disse: “Você pode agir a qualquer momento. Primeiramente, sobreviver (a agressão sexual) deve ser o mais importante”, disse, segundo a Reuters (veja matéria completa).

Com a vitória do processo, Shiori “espera que seu caso ajude a melhorar o sistema do Japão para aliviar o sofrimento de vítimas semelhantes”.

A emissora TBS disse em comunicado que o caso é altamente lamentável, visto que o réu era seu funcionário na época do “estupro”.

Fontes: Agência AFP | NHK News | Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Tóquio | ©Wikimapia

Exportações do Japão recuam pelo 12º mês seguido

Next Article
Indicador macroeconomico Foto Shutterstock RY196176 900x600 Atualizacao 12 02 2016

Japão melhora previsão de crescimento econômico para 2020

Related Posts