Bolsa de Tóquio recua diante de dólar fraco após anúncio do Fed

A Nintendo e a DeNA contrariaram a tendência de queda e saltaram 12% e 23%, respectivamente, após anunciarem uma aliança estratégica.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em queda nesta quinta-feira (19), pressionada pela valorização do iene ante o dólar, que caiu em relação a várias moedas em reação ao comunicado de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), divulgado ontem. Apesar de retirar a expressão “paciência” do comunicado, o Fed sinalizou que não tem pressa em elevar a taxa básica de juros, gerando especulação de que a primeira alta de juros poderá vir mais no final do ano e não em junho, conforme estimavam os mercados.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, caiu 67,92 pontos, queda de 0,35% ante o fechamento anterior, encerrando aos 19.476,56 pontos, após atingir, na véspera, o maior nível de fechamento desde abril de 2000.

Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, recuou 6,65 pontos, baixa de 0,42% ante o fechamento de quarta-feira, encerrando o dia aos 1.575,81 pontos.

Entre empresas com grande participação no Nikkei, a Fast Retailing recuou 1,4%, o gigante de telecomunicações KDDI perdeu 1,5% e a Honda Motor cedeu 1,0%.

Por outro lado, o fabricante de consoles Nintendo e o desenvolvedor de jogos DeNA saltaram 12% e 23%, respectivamente, após anunciarem uma aliança estratégica. Desde que a notícia foi divulgada, na terça-feira, a Nintendo já avançou 36% e a DeNA, 50%.

No mercado japonês de renda fixa, o juro do bônus do governo (JGB) de 10 anos caía 4 pontos-base, a 0,320%, no fim do dia em Tóquio, após chegar a recuar a 0,310%, o menor nível desde 3 de fevereiro, em reação ao anúncio de ontem do Fed, que foi considerado “dovish”, ou seja, favorável à manutenção de juros.

(Com informações do Jornal Nikkei e da Agência Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar tem terceira queda seguida após subir mais de 1,5% no dia

Next Article

Atividade industrial do Japão cresce em janeiro

Related Posts