Japão reitera avaliação de crescimento gradual da economia

O governo manteve avaliação otimista para os gastos do consumidor e gasto de capital em março.
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images
©Kyodo Images

19/03/2018 – 08h45 | Atualizado em 20/03/2018


O governo do Japão manteve inalterada sua avaliação sobre a economia, reiterando que o crescimento permanece em um caminho de recuperação gradual, sobretudo, pelos gastos do consumidor e pelo investimento empresarial, de acordo com o relatório econômico mensal relativo ao mês de março e divulgado na última sexta-feira pelo Escritório do Gabinete Japonês.

“A economia do Japão está se recuperando gradualmente”, disse o Escritório do Gabinete, acrescentando que a avaliação ficou inalterada em relação à posição do mês anterior.

Saiba mais
» PIB revisado do Japão cresce 1,6% no 4º trimestre
» Desemprego no Japão cai ao menor nível em quase 25 anos
» Inflação no Japão sobe pelo 13º mês consecutivo

Por outro lado, o governo mudou a redação de sua avaliação para os preços ao consumidor em março para dizer que estão aumentando gradualmente. No mês passado, o governo disse que os preços ao consumidor ficaram estáveis.

Essa avaliação, contudo, não equivale a uma melhora, em parte “porque o aumento é leve e pode ser temporário”, disse um funcionário do Escritório de Gabinete, destacando a dificuldade do banco central do Japão de fazer com que a inflação acelere.

No relatório, o governo manteve sua avaliação de que os gastos do consumidor estão “se recuperando”, já que os gastos com celulares e eletroeletrônicos permanecem firmes.

Enquanto isso, a avaliação para o gasto de capital também permaneceu inalterada, afirmando que está se expandindo gradualmente, à medida que os fabricantes de semicondutores aumentam o investimento e outros fabricantes investem em robôs industriais, mostrou o relatório.

Fontes: Reuters | Valor Online.

Total
0
Shares
Previous Article
Haruhiko Kuroda Foto Asahi 092017

Parlamento confirma Kuroda na presidência do BC do Japão

Next Article
Naruhito no Palacio do Planalto Foto Pool Itamaraty min

Príncipe do Japão discursa no Fórum Mundial da Água

Related Posts