Japão confirma 1ª morte por trombose venosa após terremotos

Muitas pessoas procuraram abrigo nos próprios carros, onde a imobilidade prolongada expõe a pessoa ao risco de trombose e embolia.
Pessoas procuram abrigo em estacionamento em Kumamoto Foto Reproducao NHK

O governo da província de Kumamoto, no sul do Japão, confirmou nesta terça-feira (19) a primeira morte por trombose venosa, também chamada de síndrome da classe econômica, entre os sobreviventes dos terremotos que têm atingido a ilha de Kyushu, sudoeste do país, desde a quinta-feira passada, informou a emissora pública ‘NHK’.

Segundo a emissora, a vítima, uma mulher de 51 anos, procurou abrigo em seu carro logo após a cidade de Kumamoto ser atingida pelo primeiro forte terremoto, na quinta-feira (14), onde permaneceu até a segunda-feira (19), dia em quando passou mal e foi levada para um hospital local, onde foi diagnosticada com embolia pulmonar provocada por uma artéria bloqueada nos pulmões. Segundo a ‘NHK’, a mulher morreu cerca de 1 hora mais tarde.

Autoridades disseram que ela pode ter desenvolvido trombose venosa profunda (TVP), que é por vezes referido como síndrome da classe econômica, um termo que surgiu inicialmente como um problema relacionado a longas viagens de avião. Esta é uma condição na qual a má circulação provoca coágulos de sangue nas veias, muitas vezes nas pernas, depois que uma pessoa permanece em um espaço apertado por um período prolongado. O coágulo pode viajar para os pulmões e causar dificuldades respiratórias ou insuficiência cardíaca. Nas primeiras 48 horas após o surgimento da doença, o coágulo pode ir para o pulmão e provocar a morte do paciente.

Segundo a ‘NHK’, os dois fortes terremotos que atingiram a região, bem como as centenas de tremores secundários, com muitos registrando forte intensidade, têm levado muitas pessoas a procurar refúgios em carros, principalmente porque os centros públicos de amparo, bem como os abrigos temporários, se mantinham superlotados até a manhã de segunda-feira, quando autoridades reportaram um número superior a 104 mil refugiados em abrigos na província de Kumanoto.

Autoridades japonesas afirmam também que não há como contabilizar o número de pessoas que ainda se mantém refugiadas dentro de seus próprios veículos. Contudo, há registros de que, até o momento, 18 pessoas foram levadas a hospitais e diagnosticadas com síndrome da classe econômica. Duas delas estão inconscientes e em estado crítico.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.


Saiba mais


Agência japonesa alerta que ainda há risco de novo terremoto em Kyushu


Sobe para 21 o número de mortos nos dois grandes terremotos no sul do Japão


Japão volta a ser atingido por forte terremoto


Terremoto de magnitude 6,4 atinge o sul do Japão e provoca desmoronamentos


Total
0
Shares
Previous Article
Soldados ajudam nas buscas por sobreviventes em Minamiaso Kumamoto Foto Kyodo

Agência japonesa alerta que ainda há risco de novo terremoto em Kyushu

Next Article
Porto de Tóquio | ©Wikimapia

Exportações do Japão recuam pelo 6º mês seguido

Related Posts