Vice-ministro do Japão renuncia após ser acusado de assédio sexual

Junichi Fukuda é acusado de assediar várias jornalistas e alguns episódios foram gravados.
Vice ministro japones das Financas Junichi Fukuda renuncia ao cargo Foto Reproducao Getty min
Vice-ministro japonês das Finanças, Junichi Fukuda, renuncia ao cargo | Foto: Reprodução / Getty

O vice-ministro de Finanças do Japão, Junichi Fukuda, renunciou na quarta-feira (18) após ser acusado de assédio sexual por várias jornalistas, no primeiro caso deste tipo no Japão após o surgimento do movimento #MeToo.

A demissão foi anunciada ontem pelo ministro do departamento, Tao Aso, depois que no mês passado o jornal “The Shukan Shincho” publicou que Fukuda, de 58 anos, fez sugestões sexuais, algumas delas gravadas, a várias jornalistas, cujas identidades não foram reveladas.

O Ministério de Finanças assegurou, em um comunicado, que continuará investigando as acusações através de uma firma jurídica externa, já que o caso estava sendo tratado de maneira interna por subordinados do próprio vice-ministro, que negou os fatos.

Fukuda, que é acusado de pedir às mulheres um abraço e tocar em seus peitos e inclusive que se fossem com ele a um hotel, assegurou hoje em declarações à imprensa local que tinha decidido se demitir para “limpar o seu nome”.

O ministro de Finanças, que tinha apoiado até agora o político, chegou a pedir às mulheres supostamente vítimas de assédio que revelassem a identidade e levassem o caso à Justiça para ser credível, o que suscitou uma forte polêmica.

Fukuda negou na segunda-feira passada que tivesse intenção de deixar o Governo.

Com Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeiras de Japao e EUA Foto Shutterstock

EUA e Japão pretendem retomar negociações de acordos comerciais

Next Article
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images

Superávit do Japão com EUA cresce 6% no ano fiscal de 2017

Related Posts