Consumo privado no Japão cai menos que o esperado no 1º tri

Apesar de cair pelo segundo trimestre em meio aos efeitos do coronavírus, o consumo privado recuou menos da metade prevista.
Pessoas no centro de Dotombori em Osaka Foto Kyodo900x550 compressed
Osaka | Foto: Kyodo

O consumo privado no Japão no primeiro trimestre caiu menos do que a previsão de mercado, já que a demanda robusta por necessidades diárias em meio a pandemia do novo coronavírus compensou parcialmente o impacto nos gastos com serviços.

Responsável por mais da metade da economia de US$ 5 trilhões do Japão, o consumo doméstico no país caiu 0,7% no período de janeiro-março em termos anualizados, de acordo com dados preliminares divulgados ontem (18) pelo  Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

A leitura negativa, no entanto, é bem menor que a estimativa mediana de economistas, que previam descenso de 1,6% para o primeiro trimestre do ano.

Mesmo assim, o setor marcou o segundo trimestre consecutivo de declínio, com as famílias japonesas sofrendo os efeitos econômicos do coronavírus pouco meses depois de um aumento do imposto sobre o consumo em outubro passado, de 8% para 10%.

Enquanto isso, as despesas de capital caíram 0,5% no primeiro trimestre, após uma queda de 4,8% em outubro-dezembro do ano passado, mostraram ontem os dados do PIB, sugerindo que a incerteza sobre as perspectivas está desencorajando as empresas de aumentar os gastos, visto que o país caiu em recessão.

Em conjunto, a demanda doméstica caiu 0,7 ponto percentual do crescimento do PIB, enquanto a demanda externa caiu 0,2 ponto percentual.

Tudo isso pressionou o mercado de trabalho. A taxa de desemprego em março subiu para o nível mais alto em um ano, enquanto a disponibilidade de empregos caiu para um nível mais baixo de três anos.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Agência Reuters USA.

Resumo: Apesar de cair pelo segundo trimestre em meio aos efeitos do coronavírus, o consumo privado japonês recuou menos da metade prevista.

Tags: Consumidor Consumidor japonês Consumo doméstico Gastos do consumidor Economia, Economia japonesa, Destaque,

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Kawasaki em Kanagawa Foto Hironobu Murayama 900x600 compressed

Japão entra em recessão após economia cair 3,4% no 1º trimestre

Next Article
Festival Nebuta Foto Wikimedia Commons 0957274 900x600 1

Festival de verão no Japão: Nebuta Matsuri

Related Posts