Guerra comercial entre EUA e China preocupa siderúrgicas do Japão

O setor siderúrgico japonês teme que a disputa entre China e EUA cause um colapso na ordem do comércio global.
Conteineres Foto Stockvault 900x600 12 05 2016 02
Foto: Stockvault

Os efeitos da escalada na guerra comercial entre Estados Unidos e China tem preocupado o setor siderúrgico japonês. Nesta terça-feira (19), o presidente da associação de produtores de aço do Japão expressou temor de que a disputa entre esses dois países provoque um “colapso” no comércio global.

O aumento das tensões comerciais entre China e EUA é um assunto de “grande preocupação”, afirmou o presidente da Federação de Ferro e Aço do Japão, Koji Kakigi, a jornalistas. “Se a intensificação de conflitos comerciais disparar novas tarifas de importação, isso pode causar um colapso na ordem do comércio global”, disse ele.

Kakigi, que também é presidente da JFE Steel, acrescentou que será um problema sério se o aparato que sustenta a Organização Mundial de Comércio (OMC) for abalado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na segunda-feira impor uma tarifa de 10% sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses.

Kakigi afirmou que as tarifas de importação dos EUA sobre aço impostas em março não tiveram nenhum impacto elevado nas exportações japonesas da liga para o país.

Um total de cerca de 16 mil pedidos de usuários de aço nos EUA pediram isenções das tarifas ao governo norte-americano, mas até agora nenhuma requisição foi aprovada, afirmou Kakigi.

“Entendemos que o processo demora 90 dias em média e esperamos a primeira aprovação (de isenções de sobretaxas de importação) no início de julho”, afirmou.

Com agência Reuters Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto em Osaka 18 06 2018 Foto Reproducao Kyodo min

Número de mortos sobe para 4 em terremoto no Japão; feridos passa de 300

Next Article
Kazuo Kashio em 2015 Foto Kitamura Getty min

Fundador da Casio morre em Tóquio aos 89 anos

Related Posts