Dólar fecha em queda após menor atuação do BC no câmbio

O dólar quebrou uma série de seis altas, mas terminou a semana com valorização acumulada de 0,69%.
Dolar Foto Clipart Images 900x600 30 12 2015 otimizada
©Clipart Images

O dólar interrompeu uma sequência de seis altas e fechou em queda ante o real nesta sexta-feira (19), um movimento influenciado pela redução na intervenção do Banco Central no mercado de câmbio e por preocupações com a política fiscal no Brasil.

A moeda norte-americana caiu 0,81%, encerrando o dia cotada a R$ 3,2071 na venda, após subir nas seis sessões anteriores e acumular valorização de 3,23% no período, de acordo com a agência de notícias ‘Reuters’.

Apesar de cair no dia, o dólar termina a semana com valorização acumulada de 0,69%. Trata-se da segunda semana consecutiva de alta do dólar, o que não ocorria desde maio. No mês e no ano, porém, a moeda dos EUA tem desvalorização de 1,1% e de 18,77%, respectivamente.

Nesta sessão, o BC retomou o ritmo mais lento de intervenções no câmbio que adotou no início deste mês. Essa postura do BC veio após o dólar subir por seis sessões consecutivas e voltar a se aproximar de R$3,25. Em comparação, a mudança anterior aconteceu quando a moeda norte-americana era negociada perto de 3,10 reais, nos menores níveis em mais de um ano.

Cotações baixas tendem a prejudicar a indústria, já que reduzem os preços de produtos exportados e atrapalha a recuperação econômica. Por outro lado, a alta do dólar pode pressionar a inflação, encarecendo as importações.

Investidores também continuavam cautelosos em relação às contas públicas, após o governo do presidente interino, Michel Temer, encontrar dificuldades para a aprovação de medidas no Congresso.

Nesta sexta-feira, Temer convocou reunião em São Paulo com a equipe econômica e líderes parlamentares para definir estratégia para aprovação do ajuste fiscal.

Muitos operadores esperam que o governo endureça sua postura caso o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, seja confirmado.

Intervenção do Banco Central
O Banco Central vinha mantendo sua estratégia de vender diariamente 15 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares, desde que aumentou a oferta na semana passada, sobre 10 mil contratos diários até então.

O reforço na intervenção contribuiu para tirar o dólar das mínimas em quase um ano atingidas neste mês. Nesta sessão, porém, a autoridade monetária colocou o pé no freio e vendeu apenas 10 mil swaps reversos.

Fontes: Agência Reuters | UOL Economia.

Total
0
Shares
Previous Article
Show de luzes no Santuario de Shimogamo 2016 Foto TEAMLAB min

Santuário em Kyoto exibe show de luzes com uso de tecnologia digital

Next Article
Usain Bolt leva ouro no revezamento 4x100 na RIo 2016 Foto Getty

Bolt leva ouro no 4x100m e alcança o triplo tricampeonato olímpico

Related Posts