Bolsa de Tóquio fecha no nível mais alto desde 2007

O índice Nikkei saltou disparou nesta sexta-feira, saltando 253,60 pontos.

Do Mundo-Nipo

A Bolsa de Valores de Tóquio disparou nesta sexta-feira (19) e fechou no nível mais alto em quase 7 anos, refletindo a forte tendência de alta do dólar frente ao iene, o que impulsiona o os investidores por compra de ações de companhias relacionadas à exportação. A moeda norte-americana chegou a ser negociada no maior patamar em seis anos, ultrapassando o a marca dos 109 ienes no mercado de câmbio em Tóquio.

 

Bolsa de Tóquio (Foto: Aflo Images)
O índice Nikkei saltou 253,60 pontos (Foto: Aflo Images)

 

No final das negociações, o índice Nikkei 225, dos principais valores da Bolsa de Tóquio, saltou 253,60 pontos, alta de 1,58%, situando-se nos 16.321,17 pontos. É o seu melhor resultado desde 2 novembro de 2007. O volume das transações totalizaram 2.580,75 milhões de ações negociadas, ante 2.256,44 milhões na véspera.

As ordens de compra também aumentaram com o alívio dos investidores sobre o resultado do referendo da Escócia, que votou contra sua independência em relação ao Reino Unido. Traders afirmam que o referendo não teve um impacto negativo sobre o mercado de ações em Tóquio.

Analistas, no entanto, advertem sobre um possível superaquecimento do mercado, já que as ações subiram mais de 400 pontos nos últimos dois dias.

Segundo o jornal Nikkei, o resultado de hoje foi conduzido por ações de empresas do setor de exportação. A Nissan Motor avançou 1,6%, Fuji Heavy expandiu 4,6% e a TDK saltou 5,4%.

A Toshiba também subiu (1,4%), mesmo um dia depois de anunciar corte de cerca de 900 postos de trabalho em sua deficitária divisão de computadores tanto no mercado interno como externo, até o final do próximo mês de março.

No mercado de câmbio de Tóquio, o dólar renovou sua alta em relação ao iene nesta sexta-feira. Às 17hs, no horário local, a moeda dos Estados Unidos estava sendo negociada entre 109,10 e 109,11 ienes, uma alta de 0,56 iene em relação ao fechamento de quinta-feira.

(Com informações da Agência Kyodo e jornal Nikkei)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista de confrontos para o 6º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Next Article

Resultados do 6º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Related Posts