Japão celebra o Dia do Respeito ao Idoso

A data tem como objetivo lembrar aos mais jovens a importância de respeitar e cuidar dos mais velhos.
Idoso participa de atividade fisica em um templo em Toquio Foto Reuters
©Kyodo

Idosos foram enaltecidos em todo o Japão nesta segunda-feira (19), como parte da celebração do Dia do Respeito aos Idosos (Keiro no Hi), comemorado no Japão desde 1966 e desde 2003 ocorre sempre na terceira segunda-feira de setembro.

A data, que é decretada feriado nacional, tem como objetivo lembrar aos mais novos a importância de respeitar e cuidar dos mais velhos.

Logo pela manhã, horário local, diversas atividades envolvendo sessões de ginástica e trabalhos manuais foram realizadas em praticamente todo o país.

Um das atividades que tem se tornado tradicional na data ocorre em um templo no distrito de Sugamo, em Tóquio, uma área popular entre os idosos. Eles participaram de atividades físicas com halteres de madeira.

O Japão é país onde as pessoas comumente chegam aos 100 anos de vida. Aliás, as mulheres japonesas detêm o recorde mundial de longevidade, segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS),

De acordo com um recente relatório do governo japonês, até o início de setembro, a estimativa de vida média para as mulheres situava-se em 87,05 anos, enquanto a média de vida para os homens estava em 80,79 anos.

População de idosos
O número de pessoas com mais de 65 anos chegou ao recorde de 34,61 milhões, compondo a máxima de 27,3% da população total do país, segundo pesquisa divulgada pelo governo no domingo (18), em antecedência à data que celebra os idosos no país.

Outro número impressionante do Japão é o relativo à população de centenários, que aumentou pelo 46º ano consecutivo no Japão e bateu novo recorde, ultrapassando a incrível marca de 65 mil cidadãos com idade a partir dos 100 anos, segundo dados divulgados na última quarta-feira.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Estacao Japonesa Showa na Antartida Foto Asahi Photos

Japão completa 60 anos de pesquisa científica na Antártida

Next Article
Yuriko Koike recebe bandeira paralimpica no encerramento no Rio 2016 Kyodo

Governadora de Tóquio leva bandeira paralímpica para o Japão

Related Posts