Bolsa de Tóquio renova máxima em 15 anos com otimismo sobre a economia japonesa

O índice Nikkei ampliou sua máxima em 15 anos alcançada ontem.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira (20), com o índice Nikkei renovando seu maior nível em 15 anos, estendendo os ganhos do dia anterior em meio ao otimismo sobre a recuperação econômica do Japão.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, teve ganhos de 67,51 pontos, alta de 0,37% ante o fechamento anterior, encerrando aos 18.332,30 pontos e ampliando sua máxima em 15 anos, alcançada ontem, para atingir hoje o seu maior valor de fechamento desde maio de 2000.

O indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 5,40 pontos, alta de 0,36% ante o fechamento de quinta-feira, encerrando o dia aos 1.500,33 pontos.

O Volume das transações somou cerca 2,406 bilhões de ações negociadas contra 2,653 bilhões de ações na véspera.

As negociações em Tóquio abriram com ganhos em meio ao clima de otimismo com a economia japonesa. Uma série de resultados corporativos positivos na atual temporada de balanços tem elevado os ânimos dos investidores.

“O mercado está apoiado em arraigada confiança no desempenho das empresas no Japão, graças aos preços mais baixos do petróleo e de um iene enfraquecido”, disse Hiroichi Nishi, gerente geral de pesquisa de ações da SMBC Nikko Securities.

Nos últimos meses, as ações japonesas têm ganhado tração de forma constante, tendo em vista que os investidores retomaram interesse em empresas que mudaram o foco de volta para o crescimento e eficiência.

Segundo Takashi Ito, estrategista da Nomura Securities, a expansão nos lucros de companhias no Japão provavelmente vai se acelerar em setores que têm mostrado resultados positivos, incluindo automóveis, máquinas, robôs, peças eletrônicas e aço. Além disso, algumas empresas na área de demanda doméstica – como alimentos e bens não duráveis – estão começando a mostrar recuperação, disse.

“É mais fácil aumentar os preços ao usar um iene fraco como desculpa. A renda familiar também melhorou”, disse o estrategista, acrescentando que algumas empresas que oferecem produtos de valor agregado estão elevando preços de maneira bem sucedida.

Entretanto, segundo analistas, os ganhos no mercado japonês poderão ser limitados no curto prazo, pois persistem preocupações sobre o impasse da Grécia com seus credores europeus. Na quinta-feira, a Grécia pediu para estender o acordo de empréstimo em seis meses, contudo a iniciativa não foi bem vista pela Alemanha, que deseja a aplicação de medidas de reforma no país do Mediterrâneo.

Com isso, o mercado enfrentou alguma pressão descendente no final da negociações em Tóquio, com os investidores se mantendo um pouco contidos antes de uma reunião ministerial da zona do euro, no fim de semana, para discutir a extensão do empréstimo à Grécia.

Enquanto isso, ao longo da sessão, o iene estava se desvalorizando frente ao dólar, negociado em nível inferior ao fechamento de quinta-feira. Quando a Bolsa de Tóquio fechou, a moeda norte-americana era negociada entre 118,82 e 118,84 ienes, avanço de 0,12 centavos de ienes em relação ao fechamento anterior em Tóquio.

O iene mais enfraquecido favoreceu ações de fabricantes de automóveis, com a Toyota Motor avançando 1,0 % e a Fuji Heavy Industries subindo 0,8%.

O destaque do dia, no entanto, foi a Japan Display, que saltou 5,4% depois de anunciar que havia desenvolvido um novo painel de display de cristal líquido para dispositivos portáteis, que tem um consumo de energia extremamente menor, cerca de -99%, do que as telas LCDs existentes.

Enquanto isso, a Bandai Namco Holdings caiu 1,7%, após a Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities rebaixar a avaliação das ações da empresa de entretenimento.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar tem terceira alta seguida e fecha acima de R$ 2,86

Next Article

Japão criará Ministério temporário para as Olimpíadas de Tóquio

Related Posts