Governo japonês e Tepco terão que pagar mais indenizações por Fukushima

É a quinta vez que o governo do Japão é declarado responsável pelo desastre nuclear na central atômica de Fukushima em março de 2011.
Usina Fukushima Daiichi em 2011 Foto Stockvault ART190306
Usina Fukushima Daiichi em março de 2011 | Foto: Stockvault

Atualizado em 06/03/2019

Um tribunal distrital japonês condenou o Governo do Japão, bem como a operadora da central atômica de  Fukushima, a pagar quase US$ 4 milhões em novas indenizações a dezenas de moradores que foram obrigados a abandonar suas casas depois do acidente nuclear ocorrido em 2011.

Na quarta-feira, a corte do distrito de Yokohama ordenou ao Governo e à Tokyo Electric Power Co (Tepco, na sigla em inglês) o pagamento de 419,6 milhões de ienes (equivalente a US$ 3,8 milhões) a 152 moradores. Esta é a quinta vez que o Governo é declarado responsável pelo desastre nuclear.

O juiz Ken Nakadaira afirmou que o Governo e a Tepco “poderiam ter evitado o acidente se tivessem adotado medidas” contra o tsunami que provocou o desastre, informou o canal público NHK.

Em 11 de março de 2011, um forte terremoto deflagrou um gigantesco tsunami que varreu a costa nordeste do Japão, deixando 18 mil mortos, incluindo desaparecidos. O tsunami atingiu a usina atômica Fukushima Daiichi, em Fukushima, o que resultou no pior crise nuclear desde o registrado em Chernobyl.

Quase 12.000 pessoas fugiram após o desastre pelo medo da radioatividade e apresentaram várias ações na justiça contra a empresa e o governo em busca de compensações pelo acidente.

As ações tentam determinar se a empresa e o Governo, que são responsáveis por medidas de prevenção de desastres, poderiam ter previsto a escala do tsunami e a subsequente fusão.

Em março do ano passado, um tribunal de Kyoto, no oeste do Japão, determinou a responsabilidade do governo e da Tepco e ordenou o pagamento de 110 milhões de ienes a 110 moradores.

Em um caso separado, em setembro de 2017, um tribunal de Chiba decidiu que apenas a empresa era responsável.

MN – Mundo-Nipo
Com informações da Agência France Presse.

Total
0
Shares
Previous Article
Honda Emblema vermelho Stockvault 223869

Honda anuncia que fechará fábrica britânica de Swindon em 2021

Next Article
Sonda Hayabusa2 pousa no asteroide Ryugu Distribuicao HANDOUT

Sonda japonesa pousa no asteroide Ryugu

Related Posts