Japão apresenta protótipo de trem-bala ‘Supremo’

Batizado de “Supremo”, o novo trem-bala é mais silencioso e oferece muito mais conforto aos passageiros.
Trem bala Supremo Foto Reproducao YouTube Asahi 900x600 min
Shinkansen “Supremo” | Foto: Reprodução / YouTube / Asahi

Atualizado em 21/03/2018


Como se não bastasse contar com os já famosos trens de altíssima velocidade, ou seja, o trem-bala (chamado no Japão de shinkansen), as ferrovias expressas do país terão, em breve, um trem-bala ainda mais veloz e confortável.

Batizado de “Supremo”, o protótipo de trem-bala modelo N700S foi apresentado este mês pela Central Japan Railway Co. (JR Tokai) em Hamamatsu, na província de Shizuoka. O novo expresso é uma atualização do modelo N700, que consegue atingir até 300 quilômetros por hora, o mais rápido entre todos os modelos de trem-bala no Japão.

Segundo o ‘Asahi Shimbun’, o logotipo “S” estampado em dourado no novo shinkansen deriva do insuperável super-herói Superman — “supremo”.

Contudo, o diferencial do trem “Supremo” está em seu interior. A JR Tokai atualizou os assentos, incluindo um novo tecido, entrada para carregadores de dispositivos móveis, acentos com maior ângulo de inclinação e mais 15% de espaço livre para as pernas dos passageiros, explica o site ‘Olhar Digital’.

Além disso, o bagageiro também foi atualizado, com mais espaço para bagagens leves e iluminação automática. No total, o N700 Supremo consegue transportar até 1.323 pessoas acomodadas em 16 carros, dos quais 14 são reservados para passageiros.

Por fora, o nariz do trem também foi redesenhado para reduzir os efeitos do “tunnel boom”, o alto estrondo causado por trens em alta velocidade na saída de túneis, que se assemelha ao “sonic boom”. Ou seja, o novo trem-bala é também mais silencioso.

Por enquanto, o “Supremo” ainda está em fase de testes. Quando estiver pronto, ele será usado no transporte de passageiros entre Tóquio e Osaka. A inauguração será em 2020, a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fontes: Olhar Digital | Asahi Shimbun.

Total
0
Shares
Previous Article
Idosos no Japao Foto Reproducao Getty 900x600 min

Pela 1ª vez, mais da metade dos idosos no Japão tem 75 anos ou mais

Next Article
Shinzo Abe Foto Kyodo 02092017

Premiê do Japão quer reconquistar confiança do público

Related Posts