Príncipe do Japão discursa no Fórum Mundial da Água

Naruhito defendeu a união de vários setores para a resolução de problemas relacionados à água.
Naruhito no Palacio do Planalto Foto Pool Itamaraty min
Príncipe Naruhito no Palácio do Planalto | Foto: Reprodução / Planalto Imagens

Em sua visita ao Brasil, o príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, participou ontem (19) do 8º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado em Brasília. Em seu discurso, ele defendeu a união de vários setores para a resolução de problemas relacionados à água, destacou a Agência Brasil.

“Por isso, chamo as pessoas do setor da água a se aproximarem de forma proativa e conduzirem diálogos com as partes interessadas de desafios maiores como gênero, educação, refugiados e migração e pobreza”, disse o herdeiro.

Ele citou experiências de comunidades antigas de seu país na divisão e solução de conflitos da água e defendeu que a água é o fundamento da prosperidade nacional e regional.

“A água é um pré-requisito para que as comunidades de pessoas vivam e pacificamente”, afirmou ele, acrescentando que mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas socialmente vulneráveis sofrem mais por desastres relacionados à água, às secas, bem como instabilidade regional.

“A comunidade internacional precisa dar prioridade à provisão sustentável de água e saneamento, mesmo em situações de emergência”, defendeu, segundo a Agência Brasil.

Naruhito no Planalto
Na tarde de ontem (19), o príncipe japonês foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente Michel Temer. Segundo informou a assessoria da Presidência aos meios de comunicação, Temer conduziu Naruhito ao salão nobre do Planalto. Posaram para fotos e seguiram para reunião bilateral a portas fechadas.

Michel Temer recebe Principe Naruhito no Palacio do Planalto Foto Pool Itamaraty 900 px min
Michel Temer recebe príncipe Naruhito no Palácio do Planalto | Foto: Reprodução / Planalto Imagens

Ainda de acordo com a assessoria presidencial, no encontro com o príncipe, Temer relembrou viagem feita ao Japão em 2016, quando foi recebido pelo imperador Akihito e o primeiro-ministro Shinzo Abe.

Por sua vez, Nahurito agradeceu o convite feito pelo governo brasileiro para que participasse do fórum e relatou a visita à Embrapa Cerrados no domingo (18). De acordo com a Presidência, o príncipe herdeiro afirmou a Temer que a cooperação entre os dois países avançou na agronomia,

Presidente ri ao ouvir “fora, Temer”
Enquanto recebia o príncipe herdeiro na rampa do Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer riu ao ouvir gritos de “Fora, Temer” por manifestantes na Praça dos Três Poderes.

Os manifestantes começaram a gritar antes de Naruhito chegar ao local e subir a rampa. Temer esperava o príncipe herdeiro ao lado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e assessores de Naruhito.

Embora estivessem na Praça em frente ao Planalto, era possível ouvir claramente os manifestantes, que não cessaram nem mesmo com a chegada de Naruhito.

“Quando percebeu o conteúdo dos gritos, o presidente Temer riu”, conforme detalhou o portal Deutsche Welle.

Do Mundo-Nipo
Com informações de agências internacionais

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

Japão reitera avaliação de crescimento gradual da economia

Next Article
Vitimas do ataque com gas em 1995 no metro de Toquio Foto Reproducao Kyodo 900x550 02 min

Japão marca o 23º aniversário do ataque com gás no metrô de Tóquio

Related Posts