Exportações do Japão têm primeira queda em quase 2 anos

As exportações japonesas foram afetadas pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Porto de Tóquio | ©Yuki Kazeyo
©Yuki Kazeyo

Atualizado em 24/10/2018


As exportações do Japão recuaram em setembro pela primeira vez em quase dois anos, segundo dados divulgados esta semana pelo Ministério de Finanças do país, indicando que a queda é devido ao declínio dos embarques para os Estados Unidos e China, o que provavelmente prejudicará o crescimento econômico no terceiro trimestre, aumentando assim as preocupações com o impacto da intensificação da guerra comercial entre Washington e Pequim.

Os dados foram divulgados na quinta-feira (18), dois dias após uma pesquisa da agência Reuters mostrar que um terço das empresas japonesas – não só exportadores – foram afetadas pelo conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo, e que mais da metade estão preocupadas com as consequências em seus negócios.

As autoridades japonesas também permanecem cautelosas sobre o impacto econômico geral dos conflitos comerciais internacionais. Uma série de desastres naturais que atingiram o Japão aumentou a pressão sobre as fábricas, interrompendo a produção e a distribuição física.

Dados do Ministério das Finanças divulgados nesta quinta-feira mostraram que as exportações japonesas caíram 1,2% em setembro ante o ano anterior. Este foi o primeiro declínio desde novembro de 2016.

Em termos de volume, as exportações caíram 4,8% no ano até setembro, a primeira queda em sete meses.

As exportações do Japão para os Estados Unidos caíram 0,2% no ano até setembro, pressionadas pela queda dos embarques de máquinas para construção e mineração, autopeças e remédios.

Mundo-Nipo
Com Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Placa de circuito impresso Reuters 03 min

Emprego no Japão: vagas em fábrica de placas de circuito em Shiga

Next Article
Mulheres no mercado de trabalho japones Foto Stockvault min

Falta de mão de obra cria oportunidades de trabalho para ‘mães’ no Japão

Related Posts