Salários e gastos das famílias ampliam quedas no Japão

É a 11ª retração seguida dos gastos das famílias, ampliada pela série de 6 meses de contração dos salários no Japão.
Supermercado no Japao Foto Stockvault 10 2020 02 compressed
©Stockvault

Os gastos das famílias japonesas caíram pelo 11º mês consecutivo em agosto, enquanto os salários marcaram quedas ao longo de meio ano, à medida que os consumidores lutavam para voltar aos hábitos de compra anteriores à pandemia de coronavírus.

Os analistas veem a economia japonesa se recuperando da queda causada pelo coronavírus, mas os números fracos de gastos e de salários destacam os desafios que o novo primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, enfrenta enquanto trabalha para reanimar a economia.

O levantamento de estatística do Ministério dos Assuntos Internos do Japão mostra que as despesa dos lares caíram 6,9% em agosto em relação ao ano anterior, correspondendo a uma previsão mediana em uma pesquisa da agência Reuters.

A queda (em termos anuais) registrada até agosto marca a 11ª retração consecutiva do índice, o período mais longo de contração desde a série de 15 meses até maio de 2017.

No entanto, o ritmo de declínio desacelerou depois de atingir o recorde de 16,2% em maio, quando as pessoas ficaram em casa para evitar a infecção do vírus durante o estado de emergência, e consequente lockdown, no país de abril a maio.

O governo do então primeiro-ministro SHinzo Abe suspendeu as medidas emergenciais no final de maio e a atividade empresarial foi gradualmente retomada.

Comparação mensal positiva

Na comparação com o mês anterior, o gasto das famílias registrou leitura positiva, com crescimento de 1,7% em agosto, após queda de 6,5% em julho.

“Esperamos que a economia geral, incluindo os gastos do consumidor, se recupere à medida que a atividade econômica for reiniciada”, disse Yusuke Shimoda, economista sênior do Japan Research Institute.

“Mas as pessoas permaneceram cautelosas sobre os riscos de contrair o vírus e espera-se que os salários piorem ainda mais, então o ritmo de recuperação dos gastos do consumidor provavelmente será limitado”, disse.

Redução dos salários

Dados separados, também divulgados na sexta-feira, mostraram que os salários ajustados pela inflação do país caíram 1,4% em agosto ante o mesmo mês do ano anterior. A retração marca o sexto mês consecutivo de queda e reflete, principalmente, uma grande redução de horas extras em razão da redução de carga horária em tempos de pandemia.

A economia mergulhou ainda mais na recessão no trimestre de junho, quando o coronavírus sacudiu a demanda global, e os analistas dizem que levará algum tempo para que os níveis de atividade pré-pandêmica no Japão normalizem suas atividades.

*A tabela com os dados completos dos gastos das famílias pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão (em inglês).

Do Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Statistics Bureau of Japan | Agência Reuters.

Total
1
Shares
Previous Article
Porto de Toquio Foto Reproducao Nikkei 15032019

Exportações do Japão reduz ritmo de queda em setembro

Next Article
Tofu no Pizza Foto Just One Book compressed

Receita de pizza à moda japonesa: tofu no pizza

Related Posts