Japão reforma Ministério da Educação após escândalo administrativo

Altos funcionários da pasta fizeram lobby para garantir emprego a um colega aposentado.
Sede do MEXT Ministerio Japones da Educacao Foto Creative Commons
Sede do MEXT, Ministério da Educação do Japão (Foto: Creative Commons)

O governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nomeou Kazuo Todani como novo vice-ministro da pasta da Educação. O órgão está passando por uma reforma administrativa por conta de um recente escândalo envolvendo violação a lei nacional de serviço público.

A decisão foi tomada na sexta-feira (20), durante uma reunião emergencial do gabinete do governo. Segundo a emissora pública ‘NHK’, outros funcionários do alto escalão do ministério também serão substituídos.

Todani, de 59 anos, iniciou sua carreira na então Agência de Ciências e Tecnologia. Ele substituirá o vice-ministro administrativo Kihei Maekawa.

Na manhã de sexta-feira, o comitê de supervisão de reemprego do governo denunciou o escândalo no Ministério da Educação. Segundo o comitê, burocratas e outros altos funcionários da pasta teriam feito lobby para garantir emprego a um colega aposentado em uma universidade, violando assim a lei nacional que rege o serviço público no Japão.

Segundo a agência de notícias ‘Kyodo’, antes mesmo do anúncio da reforma administrativa na pasta, Maekawa havia expressado intenção de renunciar ao cargo para assumir a responsabilidade do caso.

A pasta é uma das mais importantes para o governo de Abe, pois acumula administração de vários setores, tais como educação, cultura, esporte, ciência e tecnologia. Por isso, o importante órgão é oficialmente denominado Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Monbu-Kagaku-Sho), também conhecido como MEXT.

Total
0
Shares
Previous Article
Viaturas da Policia Civil de SP Foto DIvulgacao Neaf

Japonês morre baleado durante assalto em São Paulo

Next Article
Onibus em Toquio com carregadores USB Foto ITmedia

Ônibus em Tóquio ganha carregadores USB para dispositivos móveis

Related Posts