Ex-presidente da Moritomo nega fraude em escolas japonesas

A Moritomo está mergulhada em vários escândalos que envolvem, até mesmo, a primeira-dama do Japão.
Yasunori Kagoike20170303 Foto Kyodo
Yasunori Kagoike (Foto: Kyodo)

O ex-presidente da Moritomo Gakuen, uma companhia administradora de escolas no oeste do Japão, negou ter fraudado propositadamente o governo para obter subsídios, informou nesta quarta-feira (21) a emissora pública ‘NHK’.

Yasunori Kagoike é acusado obter subsídios de maneira ilegal ao inflar o número de estudantes com deficiência e professores em seu jardim de infância, na província de Osaka. Ele também é acusado de receber subsídios ilegalmente ao submeter orçamentos diferentes para a construção de uma escola primária aos governos central e provincial.

A Promotoria Distrital de Osaka vasculhou o escritório do jardim de infância e a residência do ex-presidente da Moritomo, na noite da segunda-feira (19) até a manhã de terça-feira (20).

Após a busca, Kagoike declarou à imprensa que, ao passo que havia pontos que precisava refletir a respeito, ele agiu enquanto discutia o processo com servidores administrativos.

A Moritomo Gakuen está mergulhada em escândalos e tem sido um dos principais temas debatidos no Parlamento.

A administradora planejava inaugurar uma escola primária em um terreno adquirido junto ao governo por um preço bem abaixo do mercado.

Em seu testemunho ao Parlamento Japonês em março passado, Kagoike afirmou que recebeu uma doação de 1 milhão de ienes (US$ 9 mil) das mãos de Akie Abe, esposa do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Tanto o premiê como a primeira-dama negaram a alegação.

Fontes: Canal NHK News | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Johnny Depp toca guitarra em comercial de cerveja japonesa Foto Reproducao

Johnny Depp dá show de guitarra em comercial de cerveja japonesa

Next Article
Pessoas em um centro comercial emToquio Foto Kyodo 900x600 00 02 2016 02

PIB revisado do Japão cresce bem menos que o esperado no 1º trimestre

Related Posts