Ministério japonês encontra ‘plano’ de abertura de escola controversa

O documento compromete o premiê japonês e foi encontrado no Ministério da Educação.
Hirokazu Matsuno Foto Reproducao NHK
Foto: Reprodução/NHK

O ministro da Educação do Japão, Hirokazu Matsuno, informou que um novo documento relacionado ao controverso plano de inauguração de uma escola de veterinária foi encontrado em seu ministério.

Na terça-feira (20), Matsuno reuniu a imprensa e disse que o documento foi encontrado durante uma investigação interna, um dia após a emissora pública ‘NHK’ divulgar com exclusividade a existência do documento.

Matsuno afirmou que se trata de uma compilação de comentários feitos pelo vice-secretário-chefe do Gabinete, Koichi Hagiuda, quando ele se reuniu com o chefe do bureau ministerial em outubro do ano passado.

O documento diz que Hagiuda instruiu o ministério a agir pela aprovação do plano do Instituto Educacional Kake para a abertura de uma escola na cidade de Imabari, no oeste do Japão. A empresa é administrada por um amigo próximo do premiê Shinzo Abe.

Segundo o documento, Hagiuda disse ao chefe do bureau que o escritório do primeiro-ministro estava determinado a seguir com o plano. Os papéis também revelam que ele apresentou um cronograma para a aprovação, dizendo que Abe queria a escola aberta em abril de 2018.

Matsuno afirmou que o documento foi compilado por um funcionário de seu ministério que acrescentou aos diálogos entre Hagiuda e o chefe do bureau informações obtidas por outras pessoas.

O ministro da Educação ressaltou que Hagiuda negou ter dito que Abe estabeleceu um cronograma para a abertura da escola. Ele disse também que o chefe do bureau negou ter recebido instruções de Hagiuda.

Fonte: Canal NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Toquio Foto Wikimedia Commons 900x600 12 2015 otimizada

Exportações do Japão crescem no maior ritmo em mais de 2 anos

Next Article
Johnny Depp toca guitarra em comercial de cerveja japonesa Foto Reproducao

Johnny Depp dá show de guitarra em comercial de cerveja japonesa

Related Posts